FGTS 2024 já tem datas e valores de saques disponíveis para consultas

O FGTS 2024 está sendo amplamente aguardado pelos brasileiros. Isto porque milhões de cidadãos estão esperando pelo pagamento do benefício logo no início do ano. Portanto, veja abaixo quais serão os valores liberados em 2024 e quais serão as datas utilizadas pela Caixa Econômica Federal. 

FGTS acaba de anunciar GRANDE VITÓRIA aos trabalhadores
FGTS 2024 já tem datas e valores de saques disponíveis para consultas (Imagem: FDR)

O FGTS é garantido aos cidadãos que exercem a sua profissão de maneira formal, com a carteira de trabalho assinada e sob regime CLT. Em janeiro de 2024, o benefício será imediatamente liberado aos brasileiros que aderiram ao saque aniversário e nasceram no mês de janeiro.

Desta forma, milhões de brasileiros serão contemplados pelo benefício no primeiro mês do ano. O valor pago será escolhido de acordo com o saldo em conta do trabalhador. Porém, é importante mencionar que o saque não pode ser total. Então, o cidadão não pode realizar o saque integral da sua conta.

Saques disponíveis para o FGTS

O FGTS vem trabalhando para evoluir e adicionar novas formas de saques para os trabalhadores formais do país. Porém, atualmente, apenas duas modalidades estão disponíveis ao público geral. São elas as que serão citadas abaixo e suas devidas características:

  • Saque Rescisão: O saque rescisão é liberado aos cidadãos que foram demitidos sem justa causa. Com isto, estas pessoas podem ter acesso ao saque parcial do valor em conta.
  • Saque Aniversário: Os cidadãos que possuem a modalidade ativa tem acesso ao saque parcial do valor em conta no mês do seu nascimento. Todavia, para voltar ao saque rescisão, será necessário aguardar 25 meses.

Possíveis mudanças no Fundo de Garantia em 2024

É esperado que o ministério do trabalho busque a retirada do saque aniversário. De acordo com Luiz Marinho (PT), chefe da pasta, a modalidade é uma “armadilha” para o povo brasileiro. Portanto, é esperado que hajam mudanças no Fundo de Garantia para 2024. Para mais informações, clique aqui e saiba mais. 

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].