Cobranças do IPTU já estão disponíveis para consulta; veja quanto pagar

O IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) é um tributo que incide sobre a propriedade imobiliária. Ele é arrecadado de todos os imóveis, comerciais ou não, que estejam localizados no município. A sua coleta é realizada pela administração pública municipal. Logo, varia de acordo com cada lugar. Veja.

Cobranças do IPTU já estão disponíveis para consulta; veja quanto pagar
Cobranças do IPTU já estão disponíveis para consulta; veja quanto pagar. Imagem: FDR

A quitação do tributo pode ser efetuada à vista ou em até 10 parcelas, com pagamentos ao longo do ano de exercício do imposto. Quem opta pelo pagamento à vista pode receber um desconto de até 4%. No entanto, a porcentagem varia de acordo com a legislação dos municípios.

Abaixo, veja o funcionamento de algumas capitais:

IPTU no Recife

Além do portal Recife em Dia, também é possível consultar o saldo pela plataforma Conecta Recife. Depois fazer login no aplicativo, basta acessar a área de “Imóveis” e depois clicar na aba de “Meus créditos de ISS para abatimento de IPTU”.

IPTU em São Paulo

A consulta pela internet dos valores do IPTU e o pagamento à vista ou da primeira parcela já podem ser realizados por quem mora na cidade de São Paulo. Para a consulta, basta clicar neste link, buscar a opção Consulta da Emissão Geral e 2ª Via do IPTU.

IPTU no Rio de Janeiro

Para ter acesso a qualquer informação da guia da notificação de lançamento, antigo carnê, é necessário ter o número da inscrição do imóvel. Caso não possua, entre em contato com a Administradora de imóveis ou com o proprietário, pois a Prefeitura não fornece número de inscrição para terceiros.

Com o número de inscrição do imóvel, acesse a página da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (www.rio.rj.gov.br/web/smf ) > SERVIÇOS/INFORMAÇÕES < IPTU: Emissão de 2a via, Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica do Imóvel, DARMs etc.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].