Retomado neste mês de dezembro, o benefício do Vale Gás deverá ser liberado para cerca de 5 milhões de brasileiros. Por meio dele, as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica receberão o depósito extra de R$ 110.
O valor, que é definido com base em uma pesquisa da ANP, representa o preço médio nacional de um botijão de gás de 13 kgs. Nesta quinta-feira (21), novos pagamentos serão realizados pela Caixa Econômica por meio do aplicativo Caixa Tem.
Serão beneficiadas aquelas famílias que possuem o Número de Identificação Social (NIS) finalizado em 9. Em conjunto com o benefício do Vale Gás, elas também receberão o pagamento do Bolsa Família.
Isso porque os dois programas dividem o mesmo calendário. Dessa forma, os valores são creditados nas contas de forma conjunta pelo Governo Federal.
Veja o calendário completo do Vale Gás neste mês de dezembro:
- NIS final 1: depósito em 11 de dezembro (antecipado para o dia 9);
- NIS final 2: depósito em 12 de dezembro;
- NIS final 3: depósito em 13 de dezembro;
- NIS final 4: depósito em 14 de dezembro;
- NIS final 5: depósito em 15 de dezembro;
- NIS final 6: depósito em 18 de dezembro (antecipado para o dia 16);
- NIS final 7: depósito em 19 de dezembro;
- NIS final 8: depósito em 20 de dezembro;
- NIS final 9: depósito em 21 de dezembro;
- NIS final 0: depósito em 22 de dezembro.
Para o próximo ano, o benefício do Vale Gás será mantido pelo Governo Federal. No entanto, vale lembrar que o programa realiza pagamentos bimestrais. Ou seja, o dinheiro será liberado a cada dois meses.
Assim, o próximo pagamento acontecerá apenas em fevereiro. A previsão é de que, em 2024, o valor do pagamento também seja reduzido. A medida acontece porque o Governo Federal deverá passar a liberar apenas 50% da média nacional do botijão de gás.
Consulte outras informações sobre o pagamento do Vale Gás em 2024 neste link.