O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem um novo limite para saque. O programa, criado para ser uma reserva financeira para momentos importantes ou de emergência na vida dos trabalhadores, está agora autorizando retiradas superiores a R$ 500. Veja como ter acesso aos valores.
Essa medida representa um alívio financeiro significativo para milhares de cidadãos, oferecendo-lhes a chance de acessar uma parte dos recursos acumulados em suas contas.
Especialmente para os trabalhadores que celebram seus aniversários em dezembro e optaram pela modalidade de saque aniversário, esse mês traz uma oportunidade extra de acesso ao FGTS.
Eles podem realizar saques parciais de suas contas, uma ajuda bem-vinda para gerenciar despesas de fim de ano, pagar dívidas acumuladas ou investir em comemorações festivas.
Quem pode sacar o FGTS em dezembro?
Pela modalidade de saque-aniversário existem alguns grupos que terão acesso a uma parte do FGTS. São pessoas que já aderiram a esse tipo de modalidade no mês do seu nascimento e assim ganham direito de recebê-lo no mesmo ano.
Quem deixa para trocar o padrão de saque após o mês do seu aniversário acaba recebendo no ano seguinte. É preciso escolher entre o saque-rescisão ou o saque-aniversário. Um dá acesso a toda quantia depositada no Fundo apenas na demissão sem justa causa. O outro libera parcelas anuais do saldo.
Recebem o benefício neste mês:
- Nascidos em dezembro: estão recebendo desde o dia 1º, quem ainda não solicitou o saque-aniversário e nasceu em dezembro tem essa opção e pode receber em 2023;
- Nascidos de outubro a novembro: desde que já tenham feito a solicitação pelo saque-aniversário poderão receber até este mês, dentro do prazo de 60 dias;
- Nascidos de janeiro e outubro: não podem receber em dezembro, o calendário já os beneficiou. A única opção é fazer a antecipação de saque por meio de empréstimo.