FGTS confirma pagamentos finais de dezembro; saiba quem recebe

Entramos nas últimas semanas de dezembro, e quem ainda não fez o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) tem essa oportunidade. O valor que foi sendo acumulado na conta ao longo do tempo de trabalho na empresa pode ser resgatado de forma parcial em casos de necessidade.

FGTS confirma pagamentos finais de dezembro; saiba quem recebe
FGTS confirma pagamentos finais de dezembro; saiba quem recebe (Imagem: FDR)

Quem está procurando por uma grana extra neste final de ano pode contar com o seu saldo do FGTS. Isso porque, aqueles que optaram pelo saque-aniversário ainda têm a chance de receber de 5% a 50% do valor disponível na conta. Mas é preciso atenção já que há prazos a serem respeitados para o resgate do valor.

Quem pode sacar o FGTS aniversário em dezembro?

Se tratando especificamente do saque-aniversário do FGTS, em dezembro apenas uma parte da população pode receber. Tudo porque, existem regras que limitam o resgate da quantia a cada mês.

O pagamento é feito ao trabalhador sempre no mês do seu nascimento, uma vez ao ano. Quem já solicitou a troca do saque-rescisão para o aniversário dentro do mês do seu nascimento ainda tem 60 dias para receber. Diante dessas condições, o pagamento acontece neste mês para:

  • Nascidos em dezembro: estão recebendo desde o dia 1º, quem ainda não solicitou o saque-aniversário e nasceu em dezembro tem essa opção e pode receber em 2023;
  • Nascidos de outubro a novembro: desde que já tenham feito a solicitação pelo saque-aniversário poderão receber até este mês, dentro do prazo de 60 dias;
  • Nascidos de janeiro e outubro: não podem receber em dezembro, o calendário já os beneficiou. A única opção é fazer a antecipação de saque por meio de empréstimo.

Como fazer o saque do FGTS em dezembro

O saque-aniversário é uma modalidade contrária ao saque-rescisão, ao invés de receber tudo o que foi depositado na conta apenas no fim do contrato de trabalho, o funcionário opta pelo saque anual. Mas, o FGTS fica bloqueado na demissão sem justa causa com carência de dois anos para voltar para rescisão.

Quem ainda não fez a troca precisa realizar no mês do seu nascimento para receber no mesmo ano. Por exemplo, quem nasceu em março caso faça a opção agora em dezembro vai receber apenas em março de 2024.

Ao fazer a troca o usuário já cadastra sua conta bancária para receber o benefício no dia 1º ou dia 10, conforme escolhido. Caso não tenha cadastrado é necessário:

  • Acesse o App FGTS e faça login;
  • Clique em “Saque-aniversário”;
  • Agora escolha “Minha conta bancária”;
  • Selecione “Cadastrar conta”;
  • Preencha os dados bancários e confirme.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]