Governo deve mudar regra dos concursos em 2024 reduzindo o prazo de contratação dos aprovados. Proposta já está em análise e deve ser aplicada já no Concurso Nacional Unificado. Entenda melhor.
Boa notícia para os concurseiros de plantão, o Governo estuda mudar o prazo de contração dos concursos em 2024. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) poderá aplicar a alteração já no Concurso Nacional Unificado, que acontecerá no próximo ano.
Mudança no prazo de contratação nos concursos em 2024
- Atualmente o prazo varia entre os órgãos, que têm liberdade para defini-lo, em média o prazo de contratação é de um ano.
- Nos estudos do MGI o prazo poderá ser reduzido para 3 meses.
- Segundo o secretário do MGI, José Celso Cardoso Jr., esse prazo deve ser aplicado ao Concurso Nacional Unificado, caso ele se torne uma regra no país.
- Atualmente o Enem dos Concursos, como também é chamado, está em fase de preparação e vai oferecer 6.640 vagas.
- Com esse novo prazo os candidatos poderão formar um banco de “candidatos pré-aprovados” capacitados a trabalhar em órgãos federais.
Concurso Nacional Unificado
- A previsão é de que o edital seja publicado até o dia 20 de dezembro.
- Apenas após essa publicação que teremos mais informações sobre a seleção.
- Até então, o que se sabe é que 21 órgãos públicos federais aderiram ao concurso. Saiba mais sobre as vagas, níveis e salários, clicando aqui.
- O concurso será aplicado simultaneamente em 180 cidades, por isso o nome Enem dos Concursos.
- No caso do Concursos Nacional Unificado depois da divulgação dos resultados, cada órgão poderá definir seu próprio cronograma de convocação.
- Vale lembrar que em alguns órgãos o candidato ainda passará pelo curso de formação, nesses casos a nomeação poderá acontecer no mês seguinte ao final do curso.