Organize as finanças para começar 2024 sem dívidas; confira dicas

Pontos-chave
  • É possível começar um novo ano com as finanças organizadas
  • Programa do governo Federal ajuda na renegociação de dívidas
  • Incluir a família é essencial para a organização das finanças

Há poucos dias para o começo de um novo ano e as finanças já podem começar a ser organizadas. A primeira meta de muitos brasileiros é começar 2024 sem dívidas. Confira uma seleção de dicas para te ajudar a alcançá-la.

Organize as finanças para começar 2024 sem dívidas; confira dicas
Organize as finanças para começar 2024 sem dívidas; confira dicas

É chegada a hora de começar a organizar as finanças para o próximo ano e começar 2024 sem dívidas. Limpar o nome ainda em 2023 é possível desde que você tenha um planejamento real e aplicável. Separamos algumas dicas que podem te ajudar.

Faça um levantamento das suas dívidas

A primeira etapa para se organizar é saber de fato o quanto você deve. Para isso é necessário realmente anotar todas as suas dívidas.

Pegue um papel e anote tudo, do empréstimo às parcelas do cartão de crédito; confira inclusive as taxas de juros e anote também. Esse exercício te ajuda a ter uma visão mais realista da sua vida financeira.

Inclusive, se você divide as suas despesas com alguém, como um esposo (a), é interessante incluir ele nessa etapa. O mesmo é válido para as dívidas assumidas pelos filhos, mas, que serão pagas pelos pais.

Priorize as dívidas com maiores juros

Fez o levantamento? É hora de definir quais são as prioridades, o que é possível quitar primeiro. Quais as dívidas que irão gerar os juros mais altos se você não renegociar agora. Nesse momento é interessante fazer a renegociação da dívida; os juros poderão ser menores, o prazo de pagamento poderá ser estendido e você pode até mesmo ter descontos.

Uma das alternativas mais interessantes para isso é o Desenrola Brasil, o portal é seguro e as empresas credoras oferecem até 99% de desconto. Com o programa é possível parcelar a dívida em até 60 meses, com juros de 1,99% ao mês.

Atualmente o Desenrola renegocia as dívidas de pessoas inscritas no CadÚnico, que recebem até dois salários mínimos e que tenham dívidas entre R$ 5 mil e R$ 20 mil.

Lembrando que podem ser renegociadas dívidas bancárias ou não bancárias, como as contas de energia elétrica.

Organize as finanças para começar 2024 sem dívidas; confira dicas
Organize as finanças para começar 2024 sem dívidas; confira dicas (Imagem: FDR)

Tenha uma reserva de emergência

Conseguiu quitar suas dívidas? O ideal é fazer uma reserva de emergência, esse valor poderá te livrar de se endividar novamente.

O ideal seria que todo mundo tivesse uma reserva de emergência, afinal, imprevistos podem acontecer com todos.

O ideal é que o valor possa cobrir, pelo menos, seis meses dos seus gastos mensais. Pode parecer um algo valor, mas, essa reserva é construída aos poucos com depósitos mensais que podem ser definidos por você.

Na hora de definir o valor que será reservado é bom pensar em gastos que podem ser cortados. Por exemplo, se você tem o costume de sempre almoçar fora de casa, mas, tem como levar sua comida para o almoço, esse é um gasto que pode ser cortado.

É possível fazer essa reserva e “colocar o dinheiro para render” de algumas formas, entre elas:

  • Tesouro Direto Selic
  • Fundos de Investimento com curto prazo de resgate
  • CDB, que podem ter liquidez diária e rendimento superior ao 100% do CDI

É importante escolher com acautela onde investir e respeitar o seu perfil de investidor.

Evite novos gastos

Evitar gastos no final de ano é algo difícil, são muitas festas, presentes, ceia de Natal e, para alguns, férias. Mas, não é algo impossível, a primeira coisa que você precisa se lembrar é o quanto foi difícil sair das dívidas.

Lembrando disso será mais difícil você sair dos trilhos. Aqui vale a pena evitar as compras parceladas, se possível pague tudo à vista, o décimo terceiro salário pode ajudar bastante.

Talvez você fique com a sensação de que está sem dinheiro após fazer as compras, mas, ao mesmo tempo, também estará sem dívidas a longo prazo.

Enfim, é possível começar um novo ano com hábitos financeiros melhores e organizados.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.