A partir do primeiro boleto do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), o cidadão já deve estar atento aos prazos de pagamento. Há cobrança de juros devido ao atraso, e quanto mais tempo demora para pagar, maior será o valor da cobrança. Por isso, aprenda a emitir um novo boleto caso tenha perdido o seu.
O boleto do FIES é o início do pagamento do financiamento estudantil que foi realizado pelo estudante. O programa permite que o governo federal pague as mensalidades na universidades privadas, e dá ao aluno a chance de pagar por esse empréstimo mais tarde.
Pagamento do boleto do FIES
O boleto do FIES estará em nome do banco onde foi feito o contrato de financiamento. Antes de dar início ao curso, quando conseguir uma vaga no programa por meio da sua nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o estudante precisará da aprovação de um banco parceiro.
Podendo ser a Caixa Econômica ou Banco do Brasil, dois bancos públicos. Também há casos em que se exige a participação de um fiador, uma pessoa com renda maior que do solicitante, e que vai garantir o pagamento caso o estudante não consiga.
- Pagamento em até 14 anos;
- Boleto dentro do vencimento pode ser pago no internet banking ou casas lotéricas.
Segunda via boleto do FIES
Para emitir a 2ª via do boleto do FIES, evitar a cobrança de juros e multas, o cidadão deve acessar o site da Caixa ou o aplicativo do programa.
No site da Caixa
- 1. Acesse o site da Caixa;
- 2. Faça login com o seu CPF e senha;
- 3. Procure pela opção “Fies” e clique sobre ela;
- 4. No canto inferior esquerdo, clique em “boletos em aberto”;
- 5. Selecione a opção relativa ao extrato de pagamentos;
- 6. Clique nas parcelas vencidas e gere os boletos;
- 7. Agora, o seu boleto Fies pode ser pago em qualquer agência bancária, lotéricas ou internet banking.
Pelo aplicativo do Fies
- 1. Baixe o app Fies no Google Play ou App Store;
- 2. Toque no ícone “Boletos”;
- 3. Selecione o mês desejado e baixe o boleto do Fies.