FIES 2023: Inscrições SisFies, Datas, Aditamento, Boleto e Resultado

A oportunidade que muitos estudantes precisavam para conseguir ingressar no ensino superior, finalmente pode ser conquistada por meio do FIES 2023 (Fundo de Financiamento Estudantil). Este é o programa que financia o curso para os estudantes de baixa renda, e depois recebe a quantia por meio de pequenas parcelas pagas quando o profissional consegue um emprego.

FIES 2023: Inscrições SisFies, Datas, Aditamento, Boleto e Resultado
FIES 2023: Inscrições SisFies, Datas, Aditamento, Boleto e Resultado (Imagem: FDR)

Como funciona o FIES 2023

O FIES 2023 é um dos programas oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC) para entrada no ensino superior. Neste sistema também é usada a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para conseguir uma vaga com boa classificação. Para tanto, além do desempenho na prova será preciso comprovar que consegue pagar pelo financiamento.

Por isso, o candidato a uma vaga pelo FIES 2023 precisará apresentar documentos de comprovação de renda e até mesmo um fiador. Isto é, uma pessoa que assume a responsabilidade pelas parcelas caso o estudante não consiga pagá-las depois de finalizar o curso.

Isso significa que ao fazer a inscrição no FIES, o candidato indica qual curso pretende ingressar e será selecionado por meio da sua nota do Enem. Mas o contrato somente será firmado se ficar comprovado que há chances de pagamento do curso.

Em 2018 foi anunciado o novo FIES com duas categorias de financiamento:

  • FIES: financiada com recursos da União, ofertará vagas com juro zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos;
  • P-FIES: operacionalizado diretamente pelos agentes financeiros e atenderá aos estudantes com renda familiar bruta de até cinco salários mínimos.

Quem pode se inscrever no FIES 2023

Atualmente, existem dois tipos de modalidades do FIES 2023 divididas com base naqueles que podem usufruir dos benefícios desse programa. Além de precisar se enquadrar nessas modalidades, o candidato também precisa cumprir com uma nota mínima a ser conquistada no Enem e ainda:

  • Ter participado do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação;
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Cronograma do FIES 2023

São feitas duas seleções do FIES a cada ano, uma nos primeiros meses do ano e a outra na metade, sempre dando início ao período letivo. O cronograma do FIES 2023 ainda não foi oficialmente divulgado, mas com base nas últimas edições é possível prever os meses em que cada etapa deve ser realizada:

  • Inscrições: 14 a 17 de março;
  • Resultado da chamada única: 21 de março;
  • Matrículas: a partir de 24 de março;
  • Lista de espera: a partir de 24 março.

Notas de corte do FIES

Como o próprio nome já indica, a ideia das notas de corte do FIES 2023 é justamente fazer um corte na lista de candidatos. Ela indica o mínimo necessário a ser conquistado no Enem para conseguir a classificação. O sistema inteligente do MEC cria essas notas com base em duas informações muito importantes:

  • Número de vagas vs número de inscrições para essas vagas.

Na prática, quanto maior o número de candidatos para um mesmo curso, maior será a nota de corte. No entanto, um mesmo curso tem nota de corte diferente a depender da instituição de ensino, do campus e do turno das aulas, porque as vagas oferecidas também são diferentes para cada uma dessas categorias.

Quanto mais pessoas se interessarem por um mesmo curso, mais concorrido ele se torna e maior será a nota necessária para conseguir se classificar. No caso da lei de cotas que reserva vagas para pretos, pardos, índios, pessoas de baixa renda e pessoas com deficiência, a nota necessária costuma ser menor.

Inscrições FIES 2023

As inscrições FIES 2023 são feitas exclusivamente de forma online, por meio do preenchimento de cadastro efetuado pelo estudante. Na ocasião, será preciso escolher o curso dentro da instituição desejada, a fim de que possa disputar a vaga para aquela oportunidade.

Veja como fazer no passo a passo:

  • Acesse o site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e selecione “FIES”;
  • Em seguida, clique em “Minha inscrição” e “Fazer cadastro”;
  • Agora será preciso fazer login no Gov.br, podendo usar o mesmo registro usado para inscrição no Enem de 2022;
  • Preencha as informações solicitadas.

Resultado do FIES 2023

Depois de ter feito sua inscrição, até que o portal seja fechado os candidatos podem trocar o curso. Encerrado esse prazo vale o último curso escolhido, concorrendo dentro da vaga desejada em ampla concorrência ou sistema de cotas. A consulta ao resultado do FIES 2023 deve ser feito no mesmo portal da inscrição. Dessa forma:

Inscrições lista de espera FIES

Quem não conseguiu ser aprovado na primeira chamada pode tentar uma vaga remanescente, ou seja, que não foi preenchida, por meio das inscrições na lista de espera FIES 2023. Para isso, deve:

  • Ao conferir o resultado da vaga aqueles que não foram aprovados devem clicar em “Inscrição lista de espera”.

A lista dos aprovados na lista de espera que pode ultrapassar mais de duas chamadas, será publicada pela própria universidade. Por isso, os interessados devem acessar o portal da instituição para conferir as publicações.

Depois de ter sido aprovado na vaga do FIES 2023, o passo seguinte é levar até a universidade todos os documentos para matrícula. No entanto, essa matrícula somente será confirmada se o financiamento for concluído também no banco desejado.

Como emitir boleto do FIES 2023

Quando der início o pagamento do financiamento, fica sob responsabilidade do cidadão emitir o boleto do FIES 2023 no site do banco onde foi feito o acordo para pagamento do curso superior. A impressão deve acontecer assim:

  1. Acesse o site do banco e selecione “FIES”;
  2. Informe seu CPF e data de nascimento;
  3. Preencha o campo “Código Verificador” e depois clique em “Iniciar operação”;
  4. Clique em “boletos em aberto”, e prontinho, só imprimir o boleto Fies;

Aditamento FIES

O processo de aditamento FIES 2023 acontece semestralmente quando o contrato precisa ser renovado. Esse é um processo obrigatório que deve ser realizado diretamente na universidade mesmo que a matrícula na instituição seja anual, e que caso não seja efetuado pode cancelar o financiamento.

O financiamento universitário consiste em três fases:

Fase de utilização: Durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de carência: Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até 3 vezes o período financiado da duração regular do curso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]