Uma das novidades entre os benefícios previdenciários é a realização da perícia do INSS de forma digital. O procedimento pode ser iniciado pelo site ou aplicativo Meu INSS. Basta enviar a documentação médica que justifique a necessidade do procedimento. Veja passo a passo de como solicitar.
O INSS implementou um novo processo, permitindo aos segurados solicitar o benefício de incapacidade temporária por meio de análise documental, sem necessidade de perícia presencial.
Quem pode aderir à perícia do INSS?
Essa opção está disponível para todos os segurados, incluindo aqueles que já possuíam experiência presencial agendada. Se o segurado já tinha uma perícia presencial agendada, ele pode optar pelo “Auxílio por Incapacidade Temporária – Análise Documental – AIT”.
Como agendar a perícia digital do INSS?
- Acesse o Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo, e faça o login. Caso não tenha um login, é possível fazer o cadastro;
- Após fazer o login, clique na opção “Agendar Perícia”;
- Em seguida, você deverá selecionar o tipo de perícia que deseja agendar, sendo a opção mais comum a “Perícia Inicial”;
- Será exibida uma tela para confirmar se você possui os documentos médicos para anexar. No entanto, pelo menos até o momento, esse serviço pode não estar disponível. Caso não tenha essa opção, clique em “NÃO”;
- Prosseguindo, você deverá preencher seus dados pessoais;
- Após isso, informe seu CEP e escolha a agência do INSS mais próxima de sua residência;
- Uma lista de Agências de Previdência Social (APS) próximas à sua localização será apresentada. Escolha a que melhor lhe convir;
- Você será redirecionado para o Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade, onde poderá escolher a data mais próxima disponível na agência selecionada e agendar seu horário;
- Complete o preenchimento das informações necessárias;
- Compareça na data e horário agendados.