Perícia Digital do INSS: saiba como agendar o seu atendimento online

Pontos-chave
  • A perícia digital do INSS não exclui a possibilidade de uma análise presencia;
  • O INSS implementou um novo processo, permitindo aos segurados solicitar o benefício de incapacidade temporária por meio de análise documental;
  • O agendamento da perícia digital do INSS pode ser feito de duas maneiras: pelo MEU INSS ou pela Central de Atendimento Telefônico no número 135.

Agora, alguns benefícios previdenciários podem ser solicitados mediante a realização da perícia digital do INSS. O procedimento pode ser iniciado pelo site ou aplicativo MEU INSS, no qual é necessário enviar a documentação médica ou odontológica que justifique a necessidade de afastamento das atividades habituais. 

Perícia Digital do INSS: saiba como agendar o seu atendimento online
Perícia Digital do INSS: saiba como agendar o seu atendimento online. (Imagem: FDR)

Essa solicitação pode ser originada pela Central 135 e, se o cidadão fornecer os documentos necessários, pode ser transformada no AtestMED para análise remota. Em casos específicos, a perícia digital do INSS não exclui a possibilidade de uma análise presencial, que pode ser agendada em até 30 dias após o aviso. 

O instituto garante que o benefício não será indeferido apenas com base na perícia digital do INSS, e, se necessário, será sugerida uma perícia presencial. Abaixo, é possível conferir todos os detalhes do novo formato, a quem ele é direcionado e o prazo do processo.

Quem pode aderir à perícia digital do INSS?

O INSS implementou um novo processo, permitindo aos segurados solicitar o benefício de incapacidade temporária por meio de análise documental, sem necessidade de perícia presencial. 

Essa opção está disponível para todos os segurados, incluindo aqueles que já possuíam experiência presencial agendada. Se o segurado já tinha uma perícia presencial agendada, ele pode optar pelo “Auxílio por Incapacidade Temporária – Análise Documental – AIT”

Os dados originalmente agendados para a perícia serão mantidos no caso de indicação de perícia presencial para concessão do benefício. Não existem restrições territoriais nem prazos mínimos de espera para agendar a perícia.

Como agendar a perícia digital do INSS?

O agendamento da perícia digital do INSS pode ser feito de duas maneiras: pelo MEU INSS ou pela Central de Atendimento Telefônico no número 135. Confira!

Pelo MEU INSS

  1. Acesse o Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo, e faça o login. Caso não tenha um login, é possível fazer o cadastro.
  2. Após fazer o login, clique na opção “Agendar Perícia”.
  3. Em seguida, você deverá selecionar o tipo de perícia que deseja agendar, sendo a opção mais comum a “Perícia Inicial”.
  4. Será exibida uma tela para confirmar se você possui os documentos médicos para anexar. No entanto, pelo menos até o momento, esse serviço pode não estar disponível. Caso não tenha essa opção, clique em “NÃO”.
  5. Prosseguindo, você deverá preencher seus dados pessoais.
  6. Após isso, informe seu CEP e escolha a agência do INSS mais próxima de sua residência.
  7. Uma lista de Agências de Previdência Social (APS) próximas à sua localização será apresentada. Escolha a que melhor lhe convier.
  8. Você será redirecionado para o Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade, onde poderá escolher a data mais próxima disponível na agência selecionada e agendar seu horário.
  9. Complete o preenchimento das informações necessárias.
  10. Compareça na data e horário agendados.
  11. Para acompanhar o andamento do seu pedido, basta acessar a opção “Resultado de Benefício por Incapacidade” no Meu INSS.

Pelo Telefone

Você também pode agendar sua perícia médica ligando para o número do INSS, que é o 135. O serviço é gratuito e está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Assim como no agendamento pela internet, você também pode acompanhar o status do seu pedido pelo Meu INSS.

Agora que você conhece as opções para agendar sua perícia médica no INSS, escolha a que melhor se adapte às suas necessidades e siga os passos para garantir o suporte necessário de acordo com sua condição de saúde.

Prazo da nova perícia digital do INSS

A duração máxima é de 180 dias, ainda que de forma não consecutiva. E não é possível renovar o benefício, é preciso entrar com um novo pedido.

“Porém é possível conceder mais de um benefício por incapacidade por AtestMED para o mesmo cidadão, desde que a soma não ultrapasse 180 dias”, explica o INSS em seu site.

Perícia médica do INSS antecipada

O anúncio do INSS sobre a antecipação da perícia médica surpreendeu os segurados. O comunicado começou a ser feito individualmente através de ligações a cada brasileiro na fila de espera. 

Os beneficiários do INSS que aguardam há mais de 45 dias para receber seu auxílio estão sendo contatados através de ligações telefônicas. O benefício em questão é relacionado à incapacidade temporária, antigamente conhecido como auxílio-doença

A chamada telefônica é originada do número (11) 2135-0135, com DDD de São Paulo, porém, esse número não é destinado a receber ligações ou mensagens via Whatsapp.

Durante o contato, os atendentes estão oferecendo a opção de trocar a perícia presencial pelo envio digital do atestado médico, que o segurado deve anexar no aplicativo ou site Meu INSS.

O INSS faz um alerta para evitar possíveis golpes e reforça que não entra em contato para pedir fotos, números de documentos, dados bancários ou senhas. Nessa ligação, é o próprio instituto que passa informações para o segurado. O número 135 é a central de atendimento gratuita da autarquia.

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Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.