O INSS divulgou o calendário oficial de pagamentos para o mês de agosto e pegou milhões de beneficiários de surpresa. Muitos estavam aguardando pela data planejada, mas as mudanças fizeram com que os cidadãos precisassem alterar os vencimentos. Entenda melhor o que aconteceu abaixo.
Neste ano, os aposentados e pensionistas do INSS receberam o 13º salário de forma antecipada. O depósito do benefício, normalmente feito no final do ano, foi realizado ainda no primeiro semestre. Logo, o pagamento não vai ocorrer novamente no fim do ano e isto pegou muitos cidadãos de surpresa.
Porém, ao menos a Previdência Social divulgou o calendário de pagamentos que será utilizado neste mês de dezembro. Os pagamentos seguem com os mesmos valores anteriores. Todavia, a partir de 2024, um novo reajuste deve ocorrer e deve influenciar diretamente na sua saúde financeira. Veja o calendário abaixo:
Para os cidadãos que recebem até um salário mínimo:
- Final 1: 21 de dezembro;
- Final 2: 22 de dezembro;
- Final 3: 26 de dezembro;
- Final 4: 27 de dezembro;
- Final 5: 28 de dezembro;
- Final 6: 02 de janeiro;
- Final 7: 03 de janeiro;
- Final 8: 04 de janeiro;
- Final 9: 05 de janeiro;
- Final 0: 08 de janeiro
Estes são as datas para pagamentos acima do salário mínimo:
- Final 1 e 6: 02 de janeiro;
- Final 2 e 7: 03 de janeiro;
- Final 3 e 8: 04 de janeiro;
- Final 4 e 9: 05 de janeiro;
- Final 5 e 0: 08 de janeiro.
Qual será a mudança no pagamento do INSS para 2024?
Com o provável reajuste no salário mínimo, os beneficiários do INSS também serão beneficiados. Isto porque a partir do momento em que o piso é reajustado, os programas que o utilizam como base também são. Então, diversos programas geridos pela Previdência Social terão um aumento garantido para 2024.
Portanto, é fundamental que os brasileiros fiquem cientes sobre as mudanças financeiras que podem ocorrer. A previsão é que o novo salário mínimo seja de R$ 1.421, o que significa que o atual piso terá um aumento de R$ 101. Para mais informações sobre o aumento do salário mínimo, clique aqui e saiba mais.