Valores a receber é alvo de golpe com falso aplicativo; entenda o que fazer

O portal do Valores a Receber foi alvo de um golpe que afetou uma grande quantidade de brasileiros. Estes cidadãos estavam em busca de conseguir reaver os valores que haviam sido esquecidos ao decorrer da sua vida, mas acabaram caindo em uma cilada. Confira detalhes sobre a informação.

Renda extra neste fim de ano: saiba todos os benefícios que serão concedidos pelo Governo
Valores a receber é alvo de golpe com falso aplicativo; entenda o que fazer (Imagem: FDR)

O Valores a Receber é uma iniciativa criada pelo Banco Central. O projeto busca fazer com que os brasileiros consigam ter acesso ao valores esquecidos em contas bancárias. Porém, foi constatado que uma quadrilha virtual vinha aplicando uma série de golpes envolvendo o programa do Banco Central.

Este golpe estava sendo aplicado com a promessa de um falso aplicativo. Neste aplicativo, que vinha seguido de um link criado pelos criminosos, o cidadão dava acesso aos seus dados. Desta forma, os ladrões virtuais conseguiam realizar movimentações financeiras com os dados obtidos no telefone celular da vítima.

Como evitar cair em golpes como o do Valores a Receber?

É fundamental que os cidadãos entendem e confiem apenas em links e mensagens enviadas por órgãos estatais. Com isto, o risco de cair em golpes e ciladas é muito menor. Caso haja dúvidas sobre a veracidade da mensagem, busque informações no portal da instituição ou até mesmo ligando para o local.

Em nota, o Banco Central relatou a situação e explicou como evitar que este tipo de problema continue ocorrendo entre os brasileiros que estão buscando valores esquecidos em suas contas bancárias; confira trecho da nota abaixo:

“O Banco Central alerta que não envia e-mails nem links. Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Além disso, o cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.”

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].