Quando cai a segunda parcela do décimo terceiro salário? Veja prazo de pagamento e o valor

Uma dúvida está na mente dos cidadãos brasileiros: quando a segunda parcela do décimo terceiro salário será efetuada? Esta responta já tem um prazo estabelecido pelo governo federal e é fundamental que os brasileiros estejam cientes sobre o pagamento. Veja mais detalhes abaixo.

Desenrola Brasil: confira o passo a passo de como renegociar dívidas (Imagem FDR)
Quando cai a segunda parcela do décimo terceiro salário? Veja prazo de pagamento e o valor (Imagem FDR)

O décimo terceiro salário é um dos benefícios mais aguardados entre os trabalhadores formais do país. Ele é feito anualmente no fim do ano vigente e desta vez não será diferente. O auxílio é conhecido como uma das formas do governo ajudar os cidadãos no fim do ano, no período natalino.

Neste ano, a segunda parcela do pagamento vai ocorrer no dia 20 de dezembro. Lembrando que a primeira parcela do benefício foi depositada no dia 30 de novembro. O parcelamento do auxílio é rotineiro e ocorre normalmente há anos. Portanto, já era esperado que o valor fosse pago de forma dividida.

Quem pode receber o décimo terceiro salário?

Este benefício é cedido exclusivamente aos trabalhadores formais do país. Desta forma, os cidadãos que exercem a sua profissão sob regime CLT e com a sua carteira de trabalho assinada não contemplados. A garantia do seu pagamento está prevista no regime CLT. Portanto, ele ocorre todo ano para os cidadãos.

Até mesmo os beneficiários do INSS, como é o caso de aposentados e pensionistas, recebem o auxílio. Neste ano, o pagamento para os cidadãos vinculados ao INSS ocorreu na metade do ano. Isto porque o programa fez questão de antecipar o pagamento para ajudar os brasileiros.

Neste ano haverá o pagamento do 14º salário?

A expectativa criada por alguns cidadãos não será correspondida neste ano. Isto porque o presidente Lula (PT) já confirmou que não haverá o pagamento do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. De acordo com ele, o caixa da união não poderá suportar uma despesa desta magnitude em 2023.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].