Lula promete auxílio financeiro INÉDITO para estudantes do Ensino Médio

Durante a participação na live semanal sobre seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou na terça-feira (21) a criação de um novo auxílio para estudantes do ensino médio. O objetivo é combater a evasão escolar, principalmente quando o jovem tem que escolher entre estudar ou trabalhar.

Lula promete auxílio financeiro INÉDITO para estudantes do Ensino Médio
Lula promete auxílio financeiro INÉDITO para estudantes do Ensino Médio (Imagem: FDR)

A proposta do presidente Lula segue o projeto que foi idealizado nas eleições de 2022 pela então candidata Simone Tebet, hoje ministra do Planejamento e Orçamento. De acordo com o anúncio, o novo auxílio voltado aos jovens será criado em formato de poupança com momento certo de resgate.

Quem vai ter direito ao auxílio no Ensino Médio?

Antes de anunciar a criação do auxílio financeiro durante o Ensino Médio, o presidente Lula introduziu a sua proposta falando sobre o desemprego dos jovens. Ele mencionou que milhares deles saem da escola ou mesmo da universidade e não têm onde começar a trabalhar.

Lula chegou a mencionar que com o mercado de trabalho fraco, o cidadão fica desanimado, sem esperança e a ideia é que nessa situação o brasileiro tenha recursos do governo para contar.

Ainda sem dar muitos detalhes, o presidente anunciou a criação deste auxílio voltado a:

  • Estudantes do Ensino Médio;
  • Quem está matriculado na rede pública de ensino;
  • Quem completar os três anos (1º, 2º e 3º) do Ensino Médio de forma regular, sem desistir.

Qual valor Lula anunciou para o auxílio no Ensino Médio?

O presidente ainda não confirmou nenhum valor exato para o auxílio pago aos estudantes, a proposta ainda vai precisar passar por alguns alinhamentos, principalmente orçamentário. Mas, de acordo com a apuração da imprensa já existe um plano de valor:

  • R$ 1 mil por ano concluído, totalizando R$ 3 mil ao completar o Ensino Médio;
  • O dinheiro só poderá ser resgatado na conclusão do 3º ano do Ensino Médio.

“É uma poupança em que esse cara estudante, no final do ano, no final dos estudos, vai retirar o dinheiro para fazer o que quiser“, disse Lula na transmissão ao vivo do programa Conversa com o Presidente.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]