É possível usar a nota do ENEM para concluir o Ensino Médio?

O ENEM mudou, o exame que era utilizado para medir a qualidade do ensino médio agora é a principal forma de iniciar o ensino superior. O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais provas aplicadas pelo MEC, através do INEP.

FDR Responde: É possível usar a nota do ENEM para concluir o Ensino Médio?
FDR Responde: É possível usar a nota do ENEM para concluir o Ensino Médio? (Imagem: FDR)

A pergunta sobre a possibilidade de utilizar a nota do ENEM como comprovante de conclusão do Ensino Médio é bastante comum. Afinal, essa era uma das principais finalidades do exame quando foi criado; no entanto, muita coisa mudou de 1998 para cá.

Inicialmente o Exame Nacional do Ensino Médio avaliava a qualidade dessa etapa da educação básica, aos poucos ele se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior.

Posso usar a nota do ENEM como comprovante de conclusão do Ensino Médio?

A resposta é bastante simples, não, essa prova não tem mais essa função. Hoje o exame e utilizado apenas para a conquista de uma vaga no ensino superior, público ou particular.

No entanto, o INEP possui uma prova voltada exclusivamente para a certificação do ensino médio e do ensino fundamental, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Esse exame foi criado em 2002, é aplicado anualmente e concede certificados para quem for aprovado. Por sinal, esses certificados são aceitos como comprovantes de conclusão em qualquer tipo de seleção.

Para participar do Encceja e conquistar o certificado de conclusão do ensino fundamental, é necessário ter mais de 15 anos; já para as provas do ensino médio, é

Enem 2023

Havia muita especulação sobre possíveis mudanças nessa edição do exame, elas acompanhariam o Novo Ensino Médio. Contudo, a única mudança foi quanto o abandono da prova digital, ou seja, todos os participantes farão a prova impressa.

As provas serão aplicadas presencialmente em todo o país nos dias 5 e 12 de novembro. Os portões serão abertos às 12h, horário de Brasília. No primeiro dia os participantes terão até as 19h para fazer a prova; enquanto no segundo a aplicação será encerrada às 18h30.

O gabarito oficial será divulgado no dia 24 de novembro e o resultado do ENEM 2023 será publicado em 16 de janeiro de 2024.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.