Última audiência pública com entidades educacionais sobre o Novo Ensino Médio foi realizada nessa primeira semana de julho. Confira as propostas apresentadas pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) sobre essa última etapa da educação básica.
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Os debates sobre o Novo Ensino Médio estão terminando, ao que tudo indica, afinal, na última segunda-feira, 03, foi realizada a última audiência pública. Na ocasião o Ministério da Educação (MEC) escutou as propostas do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) sobre essa etapa.
“Estamos aqui dispostos a escutar a manifestação que os membros desse colegiado queiram fazer, no intuito de termos subsídios para esse tema tão importante para a educação brasileira”, afirmou Maurício Holanda, secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do MEC, ao abrir o encontro.
A audiência contou com a participação também do presidente do Consed, Vitor de Angelo; secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira; Heleno Araújo, do Fórum Nacional de Educação (FNE); Ricardo Tonassi, do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede); e Luiz Roberto Curi, do Conselho Nacional de Educação (CNE); secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt.
Propostas para o Novo Ensino Médio
As propostas foram apresentas pelo presidente do Consed, Vitor de Angelo.
“Gostaria de reforçar a postura colaborativa e propositiva que o Consed teve desde o início da consulta e dizer que temos realizado esforços para dar encaminhamento à consulta”, afirmou Angelo.
Confira abaixo os pontos defendidos pelo conselho que devem ser mantidos em caso de mudança:
- Manutenção da flexibilidade curricular e escolha do estudante;
- Manutenção da articulação com a educação profissional e tecnológica;
- Formação Geral Básica estruturada nos referenciais locais, mas orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- Projeto de vida como estruturante da proposta pedagógica;
- Aumento da carga horária com progressividade para oferta de ensino em tempo integral;
- Relação dos anos finais com o ensino médio;
- Revisão de avaliações (Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb) de acordo com as diretrizes da reforma do ensino médio.
Depois que a audiência terminou, o presidente do Consed entregou um documento com as propostas do Consed para reestruturação do ensino médio ao secretário Maurício Holanda.
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