Pelo menos 9 mil pessoas devem receber nos próximos dias uma ligação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A ideia é conseguir agendar uma nova data de perícia médica para quem está aguardando o exame. O Instituto alerta para que os segurados não caiam em golpes e atendam os telefones certos.
O INSS tem usado alguns canais para entrar em contato com os segurados que terão uma nova perícia médica agendada, além da ligação. A ideia é conseguir alcançar o público alvo sem falhas, já que o próprio Instituto se queixou do fato de que de 341 agendamentos, apenas 91 compareceram na data marcada.
Ligação para agendar perícia médica
A ligação do INSS tem sido feita para quem entrou com o pedido do BPC (Benefício de Prestação Continuada), precisa de perícia médica, mas está aguardando há mais de 100 dias. O contato está sendo feito por meio dos seguintes canais:
- Aplicativo Meu INSS;
- Telefone da Central 135, que liga no número (11) 2135 0135;
- E-mail: noreply@inss.gov.br;
- SMS pelos números 29230, 27030 e 92716, que são números do Ministério do Desenvolvimento Social, ou ainda pelo “torpedo” 28041.
Quem receber qualquer mensagem por estes emitentes está seguro. A orientação é nunca clicar em links que sejam enviados por e-mail que não seja o mencionado, ou passar número de cartão e senha via telefone.
Como ligar para o INSS?
Quem quiser confirmar o seu agendamento, ou realizar uma série de outros serviços como pedir um novo benefício, tem a opção de ligar para o INSS, ao invés de esperar a ligação. Basta telefonar para:
- Central de Atendimento: número 135;
- Ligação gratuita de telefone fixo ou orelhão, para telefones celulares, é cobrado o valor para ligações locais;
- Atendimento: das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, conforme horário de Brasília.