Compras de Natal: 5 dicas para economizar no presente de amigo secreto

Dezembro chegou e junto com ele as expectativas para fazer as compras de Natal. Muitos consumidores já começam a se planejar em busca de economizar. Quem está participando do amigo secreto da família, da empresa ou dos amigos, deve dedicar mais atenção para não sair com o orçamento apertado. 

Compras de Natal: 5 dicas para economizar no presente de amigo secreto
Compras de Natal: 5 dicas para economizar no presente de amigo secreto (Imagem: FDR).

O comércio está confiante em relação as compras de Natal. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), 62% dos empresários do setor acreditam no crescimento de vendas comparado a 2022.

Enquanto isso, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) acredita que as vendas sejam maiores que da Black Friday. Mas, como fica o consumidor com tudo isso? Gastar pode ser necessário, mas é preciso atenção para não fugir do seu orçamento.

Como economizar no presente do amigo secreto no Natal

Não adianta, chega no final de ano toda a turma resolve confraternizar. É amigo secreto na família, no trabalho, no grupo de amigos e as vezes até na academia. Quem não se preparar neste Natal vai acabar sofrendo com o orçamento apertado. 

O FDR separou cinco dicas que vão te ajudar a economizar, mas sem fazer feio nesta data especial.

Busque entender o gosto da pessoa presenteada

  • Você pode estar pensando em dar um presente X, mas a pessoa presenteada gosta mesmo é do tipo Y. Isso significa que muitas vezes você vai estar gastando a toa;
  • O primeiro passo é entender o que aquele pessoa gosta, como: roupa, calçado, acessórios, itens de academia, acessórios para esportes, e outros.

Limite o quanto vai gastar no presente

  • Estabelece o valor máximo que você pretende gastar no amigo secreto, e respeite o seu limite;
  • Algumas vezes os próprios participantes decidem sobre um mínimo, como a partir de R$ 50. Mas esta quantia pode ser pra você o limite também.

Faça pesquisas de preço

  • Decidido o que vai comprar e o quanto pode gastar o passo seguinte é procurar opções de onde comprar. Faça pesquisas;
  • Pesquise entre: diferentes marcas de um mesmo produto, lojas, especificações e até mesmo cores;
  • Cuidado com os itens em promoção, a loja pode não deixar trocá-los caso seja necessário.

Monte kit de pequenas lembranças

  • Reúna em uma cesta alguns itens pequenos que juntos formarão um presente maior.

Opte pelo artesão ou pequeno empreendedor

  • Compras feitas com artesãos são mais significativas, normalmente podem ser personalizadas como você gostaria. Por exemplo, incluindo itens ou diminuindo, escolhendo cor e etc.;
  • Os pequenos empreendedores são mais fáceis a oferecer descontos.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]