Titulares do BPC são convocados pelo INSS para antecipação dos benefícios

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou nas últimas semanas que vai antecipar a liberação do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Na realidade, a ideia é reagendar a perícia médica daqueles que deram entrada no benefício, mas ainda não conseguiram ser avaliados por um perito.

Titulares do BPC são convocados pelo INSS para antecipação dos benefícios
Titulares do BPC são convocados pelo INSS para antecipação dos benefícios (Imagem: FDR)

O INSS deu início a convocação de 9 mil segurados que aguardam a perícia médica para aprovação do BPC. A perícia é obrigatória para comprovar que a incapacidade impede o cidadão de trabalhar, e que por isso precisa da liberação do auxílio do governo.

Quem vai ter a perícia médica do BPC antecipada?

Na prática, não significa bem que a perícia médica do BPC será antecipada, mas sim que ela será acelerada. Isso porque, em busca de diminuir a fila de espera que possuí mais de 1,6 milhões de pedidos somados todos os benefícios, o INSS vai liberar uma etapa importante para acesso ao salário. 

Por isso, terão um novo agendamento do exame os segurados que:

  • Pediram o BPC há mais de 100 dias e ainda não conseguiram passar por perícia médica.

A lei prevê que entre o pedido e a resposta o prazo máximo deve ser de 45 dias, mas há muitos casos mostrando que esse limite está sendo ultrapassado.

INSS entra em contato para agendar perícia

Quem deu entrada no pedido do BPC e ainda não passou por perícia médica deve estar atento, porque o INSS está entrando em contato para reagendar uma nova data mais próxima. 

De acordo com o Instituto, um dos grandes problemas é a falta de compromisso dos próprios solicitantes. Desde que as perícias começaram a ser antecipadas, de 341 agendamentos, só 91 segurados compareceram.

O contato do Instituto tem acontecido por ligação, mensagem ou e-mail usando os seguintes remetentes:

  • Ligação, no número (11) 2135-0135;
  • Pelo aplicativo Meu INSS;
  • Por e-mail: [email protected];
  • SMS, por quatro números: 29230, 27030 ou 92716 do Ministério do Desenvolvimento Social, ou pelo 28041 do INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]