- Morar Bem é um programa do governo do estado de Pernambuco;
- As famílias podem conseguir subsídio para dar entrada em um imóvel;
- Os imóveis são comprados na planta, em uma construtora parceira.
Em março deste ano foi lançado o programa Morar Bem PE, uma iniciativa do governo do estado de Pernambuco (PE). De acordo com informações disponíveis no site da iniciativa, o seu objetivo é diminuir o déficit habitacional no Estado. Para isso, o governo tem facilitado a compra da casa própria.
Em março deste ano quando a governadora Raquel Lyra anunciou o programa Morar Bem PE, foram entregues 272 imóveis do Habitacional Canal do Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, que estava na lista de obras inacabadas desde 2015. A partir dali foi anunciado o compromisso com a habitação popular.
A meta do programa do estado é de que 50 mil famílias consigam sua casa própria por meio das regras do Morar Bem. Para isso, o programa conta com a ajuda do governo federal que é responsável pelo Minha Casa, Minha Vida. E ainda com entidades privadas que dão início as obras de apartamentos e residenciais.
O objetivo é alcançar as famílias que vivem em condição de baixa renda, mas que têm dentro do seu orçamento a disponibilidade de alocar a parcela do financiamento imobiliário. Por isso é importante entender que o Morar Bem PE não vai dar gratuitamente um imóvel para as famílias mais pobres.
O que vai acontecer é o parcelamento com menor taxa de juros, mais prazo para pagar, e principalmente a liberação de subsídios que vão diminuir o valor total do imóvel. Todas as cidades do estado de Pernambuco poderão ser atendidas por esse programa.
Como funciona o Morar Bem PE
No Morar Bem PE os cidadãos selecionados no programa poderão se beneficiar com a redução do valor de entrada do financiamento imobiliário. Em outras palavras, receberão a ajuda para começar o financiamento. Vale para imóveis que serão comprados por meio do Minha Casa, Minha Vida.
É preciso encontrar um empreendimento habilitado pelo programa para fazer a compra. No site, na opção “Empreendimentos” o governo coloca as cidades onde há novos residenciais que estão sendo construídos e as construtoras habilitadas a vendê-los por meio desta iniciativa.
Ao concordar com os termos, e cumprir com os requisitos, o cidadão terá pelo Morar Bem PE os seguintes benefícios:
- Liberação de até R$ 20 mil para dar entrada no financiamento;
- Vale para compra do primeiro imóvel pelo Minha Casa, Minha Vida;
- Necessário aprovação da Caixa Econômica que vai fazer a avaliação do técnica e financeira do empreendimento, assegurando jurídica e financeiramente os compradores e o Estado.
Quem pode comprar uma casa pelo Morar Bem PE?
Para comprar um imóvel na planta disponibilizado por um empreendimento parceiro, o cidadão precisa cumprir com os requisitos do Morar Bem PE. A ideia é selecionar as pessoas que vivem em condições de baixa renda, e que por isso não conseguiriam dar entrada no financiamento sem ajuda.
Os requisitos básicos para cadastramento no Programa Morar Bem Entrada Garantida são:
- Renda familiar de até dois salários mínimos;
- Residir no estado de Pernambuco;
- Não serem atualmente proprietários, promitentes compradores, possuidores a qualquer título ou concessionários de outro imóvel;
- Não terem sido beneficiados por atendimento habitacional definitivo em programa habitacional de interesse social no território nacional.
- Aprovação pela Caixa Econômica Federal da documentação do cadastrado, observando-se as condições para contratação determinadas pela CAIXA;
- Aprovação da operação de crédito individual pela CAIXA.
Cadastro no Morar Bem PE
O primeiro passo para conseguir se beneficiar é fazer o cadastro no Morar Bem PE. A inscrição acontece de forma online, e vai precisar das seguintes informações: RG, CPF, número do NIS (Número de Identificação Social) e valor da renda bruta familiar.
- Acesse o site do Morar Bem PE e clique em “Novo cadastro”;
- Concorde com os termos do programa, e selecione o município que reside;
- Preencha todos os campos da ficha cadastral que é dividida por: dados do responsável familiar, informações sobre o cônjuge, composição familiar, condição de moradia e conclusão;
- Grave as informações e envie.
Feito isso, o passo seguinte é escolher no mesmo site o empreendimento que deseja comprar. Ao selecionar o empreendimento clique em “Quero Participar”.
Improva o comprovante que será gerado. Compareça até a Caixa Econômica para obter a aprovação de crédito do seu financiamento imobiliário.
Caso seja aprovado a liberação dos R$ 20 mil serão feitos diretamente para a Caixa que vai transferir a construtora como entrada do valor do imóvel. O beneficiário será chamado para a assinatura do contrato já com o desconto do valor de entrada.