Ficou mais fácil se inscrever no Programa Bolsa Família. Agora, todos os brasileiros podem entrar no programa através de um cadastramento online. Nós separamos o passo a passo para você começar a receber os valores do benefício.
Antes de mais nada, vale destacar que o caminho para o Bolsa Família começa com o Cadastro Único (CadÚnico), um sistema do Governo Federal que reúne informações da população de baixa renda, abrindo portas para diversos programas sociais.
Quem busca o benefício deve atender a critérios simples: a renda mensal por pessoa não deve ultrapassar meio salário mínimo, equivalente a R$ 660, ou três salários mínimos como renda familiar, totalizando R$ 3.960. Se você se encaixa nesses requisitos, está apto a se inscrever.
O próximo passo é procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Essas unidades estão estrategicamente distribuídas pela cidade para atender às diferentes regiões, tornando o processo mais acessível.
Inscrição no Bolsa Família pela internet
Antigamente, o CadÚnico era presencial, exigindo uma visita ao CRAS. No entanto, em 2022, o Governo Federal facilitou a vida dos beneficiários, lançando o site e o aplicativo do Cadastro Único.
Uma das funcionalidades é o pré-cadastro online, simplificando o início do processo. Lembre-se, embora o começo seja digital, a etapa final ainda requer uma visita presencial ao CRAS.
Para se inscrever no Cadastro Único é simples, veja:
- Nomeie um responsável pela família, preferencialmente com mais de 16 anos, para responder ao cadastro. Essa pessoa deve residir no mesmo domicílio que a família.
- O responsável deve apresentar CPF ou Título de Eleitor (exceções aplicáveis a líderes de famílias indígenas ou quilombolas).
Documentos Necessários
Além disso, todos os membros da família devem apresentar pelo menos um dos documentos a seguir durante a atualização cadastral no CRAS:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Conta de serviços referente aos últimos três meses.