CAIU! Primeira parcela do 13º salário só pode ser depositada até esta quinta-feira

Os empregadores têm até esta quinta-feira (30) para depositar a primeira parcela do 13º salário para seus funcionários. Todos os trabalhadores que estão dentro do regime CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) terão acesso ao abono que pode ser dividido em duas parcelas, ou pago de uma única vez.

CAIU! Primeira parcela do 13º salário só pode ser depositada até esta quinta-feira
CAIU! Primeira parcela do 13º salário só pode ser depositada até esta quinta-feira (Imagem: FDR)

A projeção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para este ano é de que 87,7 milhões de brasileiros sejam beneficiados com o 13º salárioA média paga a cada um deles deve chegar a R$ 3.057.

O benefício é um direito de todo trabalhador com registro em carteira que atuou por 15 dias ou mais durante o ano. O valor será proporcional ao tempo de serviço, e serve como uma bonificação pelos meses trabalhados.

Pagamento das parcelas do 13º salário

O empregador tem a opção de liberar duas parcelas de pagamento do 13º salário, sendo que a primeira deve ser paga até hoje (30). Os prazos estabelecidos por lei preveem:

Valor da primeira parcela do 13º salário

Milhões de brasileiros recebem em suas contas hoje (30) o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Neste caso, o valor transferido pela empresa equivale a 50% do total, e não conta com qualquer tipo de desconto. Na segunda parcela é que haverão reduções dependendo do salário.

Para calcular o valor que será pago ao funcionário a empresa precisa usar a seguinte fórmula de cálculo:

No pagamento de dezembro haverá desconto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e do Imposto de Renda para quem é contribuinte.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile