Poupança para estudantes do Ensino Médio é criada beneficiando grupo exclusivo

Na terça-feira (28) foi editada uma Medida Provisória (MP) que cria a poupança para estudantes do Ensino Médio. O benefício é inédito e acompanha a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de incentivar que os jovens permaneçam na escola, principalmente os que vivem de baixa renda.

Poupança para estudantes do Ensino Médio é criada beneficiando grupo exclusivo
Poupança para estudantes do Ensino Médio é criada beneficiando grupo exclusivo (Imagem: FDR)

A ideia de criar uma poupança para estudantes do Ensino Médio foi levantada no plano de governo de Simone Tebet, no ano passado, quando a atual ministra do Planejamento se candidatou para presidência da República. O objetivo é combater o abandono escolar, e incentivar a permanência nas escolas.

Quem terá direito a poupança para estudantes do Ensino Médio?

A medida provisória foi assinada pelo presidente Lula e pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Ainda deve ser assinado e publicado um ato complementar vindo dos ministérios da Educação e Fazendo definindo o investimento no programa.

De acordo com as informações que já foram repassadas, terão direito de acessar a poupança para estudantes do Ensino Médio os alunos que seguirem os seguintes critérios:

  • estar matriculada em escola pública;
  • estar inscrito, junto com a sua família, no Cadastro Único (CadÚnico);
  • manter a frequência escolar acima do mínimo que será estipulado;
  • conseguir aprovação ao fim do ano letivo, ou seja, se for reprovado perde o direito;
  • fazer a matrícula na série subsequente, quando for o caso;
  • participar dos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e nos exames aplicados pelos sistemas de avaliação externa dos entes federativos para a etapa do ensino médio; e
  • participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para aqueles matriculados na última série do ensino médio.

Valor da poupança para estudantes do Ensino Médio

O valor definitivo da poupança para estudantes do Ensino Médio ainda não foi divulgado. A ideia é que o governo federal libere R$ 20 bilhões em um fundo para garantir os pagamentos.

Até o momento, as informações compartilhadas informam que:

  • Mensalmente o aluno receberá o depósito de um valor X na sua poupança;
  • Cumprindo com todos os requisitos mencionados, inclusive garantindo a matrícula na série seguinte, no final do ano ele poderá acessar o valor que ficou acumulado durante os meses de estudo.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com