Cerca de 87,7 milhões de pessoas aguardam com ansiedade o pagamento do 13º salário. O repasse deve cair na conta dos trabalhadores brasileiros nos próximos dias. Abaixo, veja maiores detalhes sobre a gratificação natalina.
O pagamento do 13º salário é feito anualmente e deve acontecer nesse mês de novembro. O empregador não precisa fazer o pagamento de todos os seus funcionários no mesmo dia. Mas, deve respeitar a data limite. Os valores geralmente, movimentam o comércio no final de ano.
O repasse é tradicionalmente pago em duas parcelas, sendo a 1ª até 30 de novembro e a 2ª até 20 de dezembro. O depósito deve ser efetuado por empresas a todo trabalhador com vínculo empregatício ligado à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Quando será pago o 13º salário em 2023?
Seguindo a legislação trabalhista, os empregadores deverão depositar na conta dos seus funcionários o valor do 13º salário de 2023 seguindo os prazos de:
- 1ª parcela: entre fevereiro e 30 de novembro, ou junto com o pagamento das férias;
- 2ª parcela: até 20 de dezembro;
- Cota única: até 30 de novembro.
Valor liberado no 13º salário
Para calcular o valor do 13º salário e não ser passado para trás é preciso ter em mente dois pontos muito importantes: o valor do seu salário bruto, e quantos meses trabalhou no último ano.
Quem faltou por mais de 15 dias consecutivos sem justificativa terá desconto de 1 mês inteiro no pagamento do 13º. O cálculo funciona assim:
- Divida o valor do seu salário bruto por 12;
- Multiplique pelo número de meses trabalhados no último ano;
- O resultado equivale ao 13º integral, será preciso dividir essa quantia em duas parcelas;
- A segunda parcela terá desconto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do Imposto de Renda.
Descontos da segunda parcela do 13º
O desconto do INSS é obrigatório e acontece para todos, enquanto o desconto do Imposto de Renda atinge apenas quem é contribuinte. Também pode ser debitado desta parcela pensão alimentícia.