A virada de ano se aproxima e com ela a curiosidade do beneficiário do FGTS 2024 (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) sobre os valores a serem pagos. Os contribuintes aguardam com ansiedade as liberações. Vale lembrar que a Caixa Econômica Federal (CEF) já deu detalhes sobre o repasse. Veja.
O FGTS é um fundo automaticamente criado quando o trabalhador é admitido com carteira de trabalho assinada. Mensalmente o valor de 8% do seu salário bruto é transferido para esta conta, na Caixa Econômica, e o valor somente poderá ser acessado em situações limitadas e específicas.
Saques do FGTS confirmados para 2024
Os saques do FGTS mais comuns e que continuam sendo autorizados pela Caixa Econômica são principalmente três opções. Há, porém, pelo menos 12 situações que permitem o recebimento deste benefício. Vale
Saque-aniversário
Versão contrária ao saque-rescisão permite o recebimento de até 50% do valor disponível na conta. Para solicitar é preciso abrir mão da rescisão na demissão sem justa causa, com carência de dois anos para retornar a modalidade anterior.
Saque rescisão
O saque rescisão é a modalidade padrão da conta do Fundo de Garantia, liberando tudo o que foi acumulado na conta durante o tempo de serviço para:
- Quem foi demitido sem justa causa.
Saque calamidade
Liberado em casos de desastre natural, o trabalhador pode receber até R$ 6.220, desde que resida em município onde foi decretada situação de calamidade pública por conta de desastres naturais. Como por exemplo:
- Enchentes ou inundações graduais;
- Enxurradas ou inundações bruscas;
- Alagamentos;
- Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
- Precipitações de granizos;
- Vendavais ou tempestades;
- Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
- Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
- Tornados e trombas d’água;
- Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.