O sonho de muitas pessoas é conseguir a sua habilitação como motorista de forma gratuita, mas nem sempre isso é possível. O valor para emissão da carteira pode ultrapassar R$ 1 mil em algumas regiões. Descubra como ter direito a CNH grátis, e em quais estados o programa social está disponível.
Não são todos os estados do país que liberam a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de forma gratuita. O programa é estadual, ou seja, depende da legislação do governo do estado e por isso não é oferecido em todo país. Para conseguir o benefício ainda é preciso cumprir com alguns requisitos.
Onde emitir a CNH grátis?
Um dos primeiros passos para conseguir emitir a CNH grátis é morar no estado em que há programa disponível. A seleção é feita pelo DETRAN (Departamento de Trânsito), assim como o processo de inscrições e a oferta de vagas.
Atualmente é preciso se inscrever quando há disponibilidade do programa nos seguintes estados:
- Acre;
- Amazonas
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Pará;
- Paraíba;
- Rio Grande do Norte;
- Sergipe;
- Alagoas;
- Pernambuco;
- Roraima.
Quem tem direito a CNH grátis?
No programa da CNH grátis, com nome diferente dependendo da região, todo o processo para emissão da habilitação é feito gratuitamente. Incluindo o envio dos documentos para primeira via, as aulas teóricas e práticas, depois a prova de aptidão.
Em alguns estados também há gratuidade para reprova, ou seja, caso não consiga aprovação na primeira prova o condutor consegue refazer o exame. Para se inscrever é preciso:
- Ter mais de 18 anos;
- Ser alfabetizado;
- Ter renda familiar de até meio salário mínimo per capita ou, ainda, ter renda familiar que não ultrapasse três salários mínimos;
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Não ter renda formal;
- Ter comprovante de residência no estado ou no município que está ofertando o programa.
Como emitir a CNH gratuita?
Para se inscrever no programa e conseguir a emissão da CNH grátis basta:
- Se inscrever no site do Detran do seu estado;
- Enviar os documentos necessários.