O próximo ciclo de pagamentos do PIS/PASEP está marcado para 2024. Quem recebeu neste ano tem grandes chances de ser contemplado novamente, e aqueles que nunca receberam finalmente podem ser beneficiados. O valor liberado deve ficar em torno de R$ 1.400, pago em cota única.
O PIS/PASEP é pago para quem trabalha com carteira de trabalho assinada. O dinheiro é liberado como um 14º pagamento, uma quantia a mais no orçamento anual. A quantia é transferida para o funcionário que vive em condição de baixa renda, tendo os menores salários dentro da empresa.
Quem vai receber o próximo PIS/PASEP?
O próximo pagamento do PIS/PASEP está marcado para 2024, a previsão é de que ele comece a ser liberado a partir de fevereiro. Aproximadamente 25 milhões de pessoas devem receber, desde que cumpram com os seguintes requisitos de acesso ao benefício:
- Trabalhou por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2022;
- Recebeu no máximo dois salários mínimos por mês;
- Está inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Foi incluso na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), ou eSocial enviado pela empresa.
Pagamento do PIS/PASEP
O pagamento do PIS/PASEP acontece por meio de dois bancos públicos. A Caixa Econômica libera o PIS (Programa de Integração Social) a quem trabalha na rede privada. E o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) transferido pelo Banco do Brasil aos funcionários públicos.
PIS
- Saque presencial na Caixa Econômica ou casa lotérica;
- Depósito na conta corrente;
- Depósito na conta do Caixa Tem.
PASEP
- Saque presencial no Banco do Brasil ou Correios;
- Depósito na conta corrente.
Calendário
- De fevereiro a julho, beneficiando um grupo diferente por mês;
- PIS: a Caixa considera o mês de nascimento do trabalhador, começando por janeiro e terminando em dezembro. São feitas combinações com dois meses de aniversariantes por pagamento;
- PASEP: o Banco do Brasil considera o número do PASEP, começando com o final 1 terminando com o final 0.