Instituído pelo Governo Federal, o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) atende idosos e pessoas com deficiência que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica no Brasil. Saiba como reativar o benefício caso tenha sofrido com a suspensão.
Realizado mensalmente, o pagamento do benefício libera o valor de um salário mínimo para seu público alvo. No entanto, é preciso cumprir alguns critérios para o recebimento. Entre eles, o cadastro e atualização do CadÚnico.
Ao esquecer ou atrasar o procedimento, os cidadãos atendidos podem ter o benefício suspenso. Nesses casos, é preciso realizar a solicitação de reativação.
Saiba como reativar o BPC:
- Primeiro passo para reativação é realizar a atualização das informações do CadÚnico;
- O procedimento deve ser realizado presencialmente na unidade do CRAS mais próxima da residência do cidadão;
- Em seguida, ele deverá pedir a reativação junto ao INSS;
- Procedimento pode ser solicitado por telefone, por meio da central telefônica 135;
- Outra forma é agendar um atendimento presencial em uma das agências da Previdência Social;
- No entanto, recentemente, o INSS liberou a realização do pedido online;
- Para tal, o cidadão deverá efetuar a solicitação por meio do portal Meu INSS, que está disponível neste link;
- Plataforma também está disponível via aplicativo;
- Ao acessar o portal, o cidadão deverá buscar pela opção “Reativar benefício”;
- Em seguida, será preciso seguir as instruções fornecidas pela plataforma;
- Após o pedido, o INSS tem o prazo de até 30 dias para avaliar a solicitação;
- Caso seja aprovada, o pagamento do benefício será reestabelecido neste prazo;
- Para evitar o bloqueio, é importante que o beneficiário realize a atualização periódica do cadastro;
- Procedimento deve ser efetuado, no mínimo, a cada dois anos.
Confira outras informações sobre o pagamento do Benefício de Prestação Continuada neste link.