Caiu em golpe nessa Black Friday? Veja como recuperar o seu dinheiro

Quanto mais um assunto é falado, maiores são as chances de ele se tornar alvo de bandidos. E claro que com a Black Friday não seria diferente, tanto que os especialistas orientam como não cair em fraude. Caso as dicas não sirvam mais e o mal já tenha sido feito, descubra como lidar com o golpe e recuperar a grana.

Caiu em golpe nessa Black Friday? Veja como recuperar o seu dinheiro
Caiu em golpe nessa Black Friday? Veja como recuperar o seu dinheiro (Imagem: FDR)

É muito comum se falar sobre a Black Fraude, uma crítica irônica ao evento da Black Friday, mas apelidando lojas que ao invés de promoções aplicam golpes. E estas fraudes vão desde vender produtos que não existem, até fingir que estão concedendo desconto quando na verdade o valor da mercadoria não mudou.

Dá para recuperar dinheiro perdido em golpe na Black Friday?

A resposta para sua pergunta é: depende. Conseguir o dinheiro de volta em uma prática de golpe na Black Friday vai depender de onde você comprou o produto. Por exemplo, se você adquiriu em uma loja física e percebeu que na verdade eles venderam outra mercadoria, fica mais fácil de exigir seu direito do consumidor.

Mas, quando se trata de um site falso, de um vendedor falso e enfim, de uma loja que sequer existe e só quis tirar seu dinheiro, a recuperação é mais complicada. Veja como agir:

Compra em loja física ou site de loja grande

Podem haver diversas situações. Como, o valor do produto era menor há uma semana, aumentou próximo a Black Friday e depois subiu de novo para falsa promoção. Você comprou uma mercadoria com especificações X e chegou em casa a mercadoria veio com especificações Y.

Enfim, estes casos de fraudes tratam do direito do consumidor, e tendo onde reclamar você deve:

Lojas online

Os golpistas usam principalmente os sites falsos para aplicar golpes na Black Friday, é por isso que a recuperação do dinheiro fica mais difícil.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile