Golpes de sites e e-mails falsos de Black Friday CRESCERAM; veja como evitar

Pontos-chave
  • Golpes envolvem pagamento via PIX
  • Pesquisa é a principal estetégia para se proteger
  • Consumidores devem registrar a abertura das compras

O registro de golpes cresceu nesses dias que antecedem a Black Friday. Criminosos usam sites falsos, promoções atrativas, e-mails e outras estratégias para atrair vítimas. Comercio espera aumento de vendas nesta sexta, mas, consumidores devem se proteger.

Golpes de sites e e-mails falsos de Black Friday CRESCERAM; veja como evitar
Golpes de sites e e-mails falsos de Black Friday CRESCERAM; veja como evitar *Imagem: FDR)

Segundo o Google, dois a cada três consumidores pretendem aproveitar a Black Friday 2023. As promoções vão durar as 24h dessa próxima sexta-feira, 24. Mas, antes de ir às compras é importante saber se as ofertas não são golpes.

O comércio online é uma das grandes apostas das empresas brasileiras, e não só as de grande porte. Os marketplaces como a Shopee, por exemplo, têm conquistado vendedores e compradores.

Golpes na Black Friday

Falso site

A oferta é tentadora, uma caixa de som JBL Boombox, que tem o preço médio de R$ 2.000, sendo vendida por R$ 247,99. É o promete o site falso ‘Loja Estoque Brasil’.

No entanto, ao analisar um pouco melhor a página virtual é possível encontrar alguns problemas, entre eles o e-mail com de contato com erro de escrita: “supore@estoquedobrasi.com” (sem a letra “t”).

Propostas tentadoras demais em lojas desconhecidas, geralmente aparecem em anúncios nas redes sociais, provavelmente se trata de golpes.

O Reclame Aqui tem uma ferramenta que pode te ajudar a conferir a confiabilidade dos sites, saiba mais.

Sites mais analisados pelos consumidores no Reclame Aqui:

  1. com – Sem índice
  2. com – Sem índice
  3. com.br – Não cadastrada no RA
  4. shop – Não cadastrada no RA
  5. consulta-gov.me – Não cadastrada no RA
  6. shop – Não cadastrada no RA
  7. com – Não cadastrada no RA
  8. sigilo.org.br – Não cadastrada no RA
  9. presentela-ofertas.com – Não cadastrada no RA
  10. shop – Não cadastrada no RA
  11. decolar-blackfriday.com – Não cadastrada no RA
  12. com – Não cadastrada no RA
  13. com.br – Não cadastrada no RA
  14. nexuscheckout.com.br – Sem índice
  15. ozolift.com.br – Não cadastrada no RA

Falso e-mail

Juntamente com os falsos sites, o envio de e-mails fraudulentos são as principais táticas dos golpistas no Brasil. Só a empresa de cibersegurança, Kaspersky, bloqueou mais de 30 milhões de ataques de phishing nos primeiros dez meses desse ano.

Em geral os golpistas usam os itens mais desejados pelos consumidores, como iPhones. Inclusive, recentemente os criminosos usaram o nome dos Correios para anunciar um falso leilão.

Esse é o modo de operação dos golpistas, usar nome de lojas ou empresas conhecidas para atrair mais vítimas. E, infelizmente, essa estratégia funciona.

Nesse caso, é importante conferir as informações da suposta loja no Google ou em sites como o Reclame Aqui.

Golpes de sites e e-mails falsos de Black Friday CRESCERAM; veja como evitar *Imagem: FDR)
Golpes de sites e e-mails falsos de Black Friday CRESCERAM; veja como evitar *Imagem: FDR)

Compra com cartão de crédito virtual

A recomendação é que o consumidor evite pagar com PIX, e prefira os cartões de débito ou o cartão de crédito virtual. Isso porque é mais fácil contestar a compra nesses dois casos.

Além disso, existe o golpe de clonagem de cartão, caso isso aconteça, é mais fácil cancelar o cartão de crédito virtual e fazer a emissão de um novo na mesma hora. Assim o consumidor não precisa esperar que um novo cartão chegue na sua casa.

Lojas confiáveis

Além de ficar atento aos pontos acima, o consumidor também precisa observar a reputação da empresa.

O que os consumidores estão falando dela? Quantas pessoas recomendam aquela empresa? Qual a nota ela recebeu dos consumidores? Esses são alguns pontos a serem observados.

Mais uma vez o Reclame Aqui pode ajudar nesse quesito com suas ferramentas:

  1. Um ranking de problemas atualizado em quase que tempo real. Nele é possível ver o que os consumidores estão falando sobre as empresas na internet.
  2. O ranking de empresas mais e menos confiáveis, elaborado de acordo com o índice de solução de problemas que as lojas têm.

Por fim, se não conhece a loja, não insira seus dados pessoais.

O site também apresenta diversas outras informações importantes para os consumidores. Caso encontre algum golpe ou propaganda enganosa, denuncie ao Procon da sua região.

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Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
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