Black Friday: Procon publica lista de sites que estão aplicando GOLPES

Em São Paulo (SP), a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), listou alguns sites que devem ser evitados pelos consumidores durante a Black Friday que acontece nesta sexta-feira, 24. A lista é composta por 78 endereços eletrônicos de risco. 

Black Friday: Procon publica lista de sites que estão aplicando GOLPES
Black Friday: Procon publica lista de sites que estão aplicando GOLPES. (Imagem: FDR)

Esses sites foram pontuados pelo Procon em virtude da falta de respostas das empresas às reclamações feitas pelos consumidores, mesmo após notificação feita pelo órgão de defesa. Por isso, é extremamente importante levar esses pontos em consideração durante as compras da Black Friday

Vale mencionar que a quantidade de sites praticamente dobrou em relação a 2022. O aumento gera fortes preocupações quanto a golpes e fraudes associados a compras online. De acordo com o Procon-SP, os usuários devem evitar clicar em links de ofertas recebidas por e-mail, WhatsApp e redes sociais. 

Normalmente, golpistas usam sites falsos, chamados de phishing, nos quais os cibercriminosos utilizam temas de interesse da vítima como isca. A empresa de cibersegurança Kaspersky acordou e bloqueou mais de 30 milhões de ataques de phishing em compras online e sistemas de pagamento neste ano.

É importante verificar a existência da empresa através do CNPJ, além de analisar a discussão e as principais reclamações sobre a loja. Clicando neste link, você acessa a lista completa de sites de risco e, abaixo, você confere dicas de segurança para a Black Friday 2023.

Dicas de segurança para a Black Friday 2023

Para evitar acidentes durante a Black Friday, os consumidores podem seguir as seguintes dicas de segurança:

Como funcionam as ofertas da Black Friday 2023?

A Black Friday é reconhecida pelos preços reduzidos, especialmente em produtos eletrônicos e eletrodomésticos, atraindo muitos consumidores em busca de ofertas. Essas promoções podem ser encontradas tanto em lojas físicas quanto online, com variações nos descontos e possibilidade de estoque limitado.

Os varejistas, ao longo de novembro, preparam descontos atraentes e benefícios como frete grátis, impulsionando o comércio tanto em lojas virtuais quanto nas físicas.

No ano de 2022, o setor de varejo registrou um aumento significativo de 6,9% no faturamento nominal durante o período de promoções, conforme relatório planejado pelo ICVA, divulgado pela Cielo.

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile