- A atualização do CadÚnico é obrigatória;
- Quem não atualizar os dados dentro das regras pode ter seu benefício cessado;
- Para descobrir se precisa realizar este procedimento, leia a matéria a seguir.
É obrigação do representante da família atualizar o Cadastro Único. Somente assim é que os governos federal, estadual e municipal conseguirão entender quais as necessidades daquele grupo familiar e assim inclui-los nas ações sociais. Quem quer manter os benefícios em 2024 deve fazer este processo.
Existem situações que obrigam o titular a atualizar o Cadastro Único. Caso não cumpra com essa exigência e o governo perceba durante o cruzamento de dados que há informações incorretas, os benefícios sociais pagos em nome do titular serão cessados. Por isso esse processo é tão importante.
Ainda não há como realizar o procedimento de atualização de maneira online, o que o aplicativo do Meu CadÚnico disponibiliza é uma pré atualização ou confirmação de dados. Havendo qualquer alteração nas informações o titular do benefício precisa realizar a atualização de forma presencial.
Para isso é preciso contar com os serviços do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). A orientação é conferir se há necessidade de agendar horário para ser atendido antes de comparecer até o local. Devido a alta demanda, essas unidades têm preferido manter os atendimentos com hora marcada.
Quando é obrigatório atualizar o Cadastro Único?
Ainda no primeiro contato com a plataforma o titular do benefício e representante da família já recebe as orientações sobre quando precisará atualizar o Cadastro Único. Isso porque, o procedimento é obrigatório e caso não seja feito implica na principal consequência que é a suspensão do benefício recebido.
Vale lembrar que o CadÚnico não dá acesso direito a nenhum auxílio financeiro, como o Bolsa Família ou o vale-gás. O que ele faz é tornar os dados da família pobre disponíveis para que havendo disponibilidade de orçamento o governo inclua aquele grupo na lista de contemplados pelo programa.
Diante disso, é obrigatório atualizar os dados do Cadastro Único nas seguintes situações:
- A família mudou de endereço (rua, bairro, cidade ou estado);
- As crianças ou jovens na idade escolar mudaram de escola;
- Vieram pessoas novas morar na casa;
- Alguém da família mudou de emprego, conseguiu emprego fixo ou perdeu emprego;
- Uma fonte de renda da família (ex.: pensão alimentícia) foi perdida;
- Gravidez ou nascimento de um novo membro da família.
Como saber se preciso atualizar o Cadastro Único?
Além dos momentos listados a cima e que são considerados obrigatórios, há situações em que o governo federal ao passar um pente-fino nos benefícios sociais encontra alguma irregularidade. A partir disso, convoca o titular para atualizar o Cadastro Único, e assim evitar que o benefício seja suspenso.
Para saber se está nessa situação, monitorar seus dados e conferir o que foi registrado em seu nome, o cidadão pode fazer a consulta usando os seguintes canais:
- Site do Cadastro Único – na opção “Consulta simples” informando dados pessoais, ou “Consulta completa” ao fazer login no Gov.br;
- Meu App CadÚnico – necessário fazer login;
- Ligando para o Ministério do Desenvolvimento Social – número 121;
- Comparecendo até a unidade do CRAS.
O governo pode avisar sobre a necessidade de atualização de dados ao enviar uma SMS para o celular cadastrado, emitir mensagem no aplicativo ou no extrato bancário.
Como atualizar o Cadastro Único?
Para manter o pagamento dos benefícios sociais em 2024, ou para garantir que seja incluso em novas ações do governo, o cidadão precisa atualizar o Cadastro Único. O primeiro passo é entender se cumpre com algum dos requisitos que foram listados, como estar há mais de dois anos sem atualização.
Caso nada tenha mudado nos seus dados e a última atualização tenha sido recente, não há necessidade de fazer o procedimento de novo. Para aqueles que precisam do processo, porém, ele deve ser realizado da seguinte forma:
- Compareça até a unidade do CRAS mais próxima;
- Solicite a atualização de dados do Cadastro Único;
- Responda ao questionário socioeconômico;
- Apresente os documentos necessários;
- Confirme.
Documentos necessários para atualizar o Cadastro Único
O governo federal recomenda que na atualização do CadÚnico sejam levados os seguintes documentos:
- RG ou CPF de todos os membros da família;
- Certidão de nascimento dos bebês e crianças;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda (para quem possuí).