INSS começa força-tarefa com meta de concluir 1,8 mil perícias do BPC

Um dos grandes empecilhos para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) colocar fim na fila de espera é a conclusão das perícias médicas. Pensando nisso, foi anunciada uma força-tarefa até 2 de dezembro pensando principalmente em atingir os pedidos do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

INSS começa força-tarefa com meta de concluir 1,8 mil perícias do BPC
INSS começa força-tarefa com meta de concluir 1,8 mil perícias do BPC (Imagem: FDR)

De acordo com dados divulgados pelo próprio INSS, se forem considerados os pedidos do BPC que aguardam na fila de espera há pelo menos 1 milhão de requerimentos parados. A justificativa é de que o total de peritos médicos não acompanha a demanda de benefícios por incapacidade solicitados.

Força-tarefa do INSS para concluir perícias

Pensando em diminuir o tempo que pessoas com deficiência tem que aguardar para receber o BPC, o governo do Piauí anunciou a força-tarefa de perícias médicas. A meta é de que até o dia 2 de dezembro sejam realizadas 1,8 mil atendimentos com perícia nas agências.

Para isso, o gerente executivo do INSS no Piauí, William Machado, informou ao jornal Notícia da Manhã que foram inclusos mais sete peritos médicos no quadro efetivo das agências a fim de atender toda a demanda.

Serão atendidos nesta força-tarefa:

“Estamos recebendo um reforço de sete colegas peritos médicos da Secretaria de Perícia Médica Federal, e eles já estão trabalhando desde ontem. Disponibilizamos para a população 1800 vagas. Então, nós temos 1800 segurados que serão atendidos mediante agendamento prévio”, disse Machado na entrevista.

Como antecipar a perícia médica no BPC?

Para conseguir antecipar a perícia médica que estava agendada para o BPC, ou ainda, marcar o seu exame pela primeira vez é necessário entrar em contato com o INSS. Somente serão atendidos nas agências aqueles que tiverem data e hora marcada, e comparecerem de acordo com o seu agendamento.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile