INSS começa força-tarefa com meta de concluir 1,8 mil perícias do BPC

Um dos grandes empecilhos para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) colocar fim na fila de espera é a conclusão das perícias médicas. Pensando nisso, foi anunciada uma força-tarefa até 2 de dezembro pensando principalmente em atingir os pedidos do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

INSS começa força-tarefa com meta de concluir 1,8 mil perícias do BPC
INSS começa força-tarefa com meta de concluir 1,8 mil perícias do BPC (Imagem: FDR)

De acordo com dados divulgados pelo próprio INSS, se forem considerados os pedidos do BPC que aguardam na fila de espera há pelo menos 1 milhão de requerimentos parados. A justificativa é de que o total de peritos médicos não acompanha a demanda de benefícios por incapacidade solicitados.

Força-tarefa do INSS para concluir perícias

Pensando em diminuir o tempo que pessoas com deficiência tem que aguardar para receber o BPC, o governo do Piauí anunciou a força-tarefa de perícias médicas. A meta é de que até o dia 2 de dezembro sejam realizadas 1,8 mil atendimentos com perícia nas agências.

Para isso, o gerente executivo do INSS no Piauí, William Machado, informou ao jornal Notícia da Manhã que foram inclusos mais sete peritos médicos no quadro efetivo das agências a fim de atender toda a demanda.

Serão atendidos nesta força-tarefa:

  • Pessoas com deficiência que vivem em situação de pobreza (1/4 do salário mínimo por pessoa da família) e que darão entrada no BPC;
  • Quem já tem a perícia médica agendada para o BPC, mas quer antecipar a data do exame.

“Estamos recebendo um reforço de sete colegas peritos médicos da Secretaria de Perícia Médica Federal, e eles já estão trabalhando desde ontem. Disponibilizamos para a população 1800 vagas. Então, nós temos 1800 segurados que serão atendidos mediante agendamento prévio”, disse Machado na entrevista.

Como antecipar a perícia médica no BPC?

Para conseguir antecipar a perícia médica que estava agendada para o BPC, ou ainda, marcar o seu exame pela primeira vez é necessário entrar em contato com o INSS. Somente serão atendidos nas agências aqueles que tiverem data e hora marcada, e comparecerem de acordo com o seu agendamento.

  • Site ou aplicativo Meu INSS – na opção “Agendar perícia médica”;
  • Central de Atendimento – ligando para o número 135.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]