INSS libera comunicado sobre empréstimo consignado; entenda

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou um comunicado que interessa a milhares de brasileiros vinculados ao benefício. Se você pensa em fazer um empréstimo, o órgão oferece taxas de juros mais baixas e prazos mais longos de pagamento. Veja como funciona.

INSS libera comunicado sobre empréstimo consignado; entenda
INSS libera comunicado sobre empréstimo consignado; entenda. Imagem: FDR

Recentemente, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) tomou a decisão de reduzir as taxas de juros do empréstimo consignado do INSS, de 1,91% para 1,84% ao mês. É relevante observar que a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB) confirmaram a adesão a essas novas taxas.

Novas taxas do empréstimo consignado do INSS

Informações obrigatórias sobre o empréstimo consignado do INSS

  • Taxas de juros mensal e anual;
  • Data do primeiro desconto;
  • CET (Custo Efetivo Total) mensal e anual das operações de consignado;
    Valor pago a título de dívida do cliente (saldo devedor original) quando a operação for de portabilidade ou refinanciamento;
  • Valor do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incidente sobre a operação;
  • Informação diária das taxas de juros para as novas operações de empréstimo pessoal consignado, cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício;
  • Número do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ou CAC (Central de Atendimento ao Consumidor).

Vittoria FialhoVittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.