Taxas do consignado do INSS pode ser CONSULTADAS online; saiba como

Ótima notícia para aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez algumas mudanças no empréstimo consignado. Nós vamos detalhar tudo para você!

DREX vira motivo de PIADA para grupo de brasileiros; entenda o motivo
Taxas do consignado do INSS pode ser CONSULTADAS online; saiba como (Imagem: FDR)
  • A partir de uma nova regra aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), as instituições financeiras são obrigadas a informar ao INSS as taxas de juros mensal e anual de seus serviços.
  • O CNPS, em sua última reunião, reduziu as taxas de juros de 1,191% para 1,84%. Isso significa mais economia no seu bolso!

Como consultar as taxas do consignado?

  • Baixe o App Meu INSS: Se você já não o tem, é só baixar ou acessar pelo site.
  • Pesquise “Taxas de Empréstimo Consignado“: Na primeira página, digite isso na barra de pesquisa. Pronto!
  • Escolha seu banco: Veja a lista de bancos e as taxas de juros que eles aplicam.
  • Busca Rápida: Se preferir, você pode buscar sua instituição no topo da página, na barra de pesquisa.

Mais transparência no seu consignado

  • Outra novidade anunciada pelo CNPS foi a solicitação para que os bancos forneçam informações adicionais, como a data do primeiro desconto, custo mensal e anual da operação, saldo devedor final, valor do IOF e taxas diárias para novas operações.
  • Com as novidades, você tem acesso a todas as informações necessárias para tomar decisões financeiras conscientes.

As taxas de crédito também mudaram

  • Diante dessas mudanças, o CNPS também aprovou o novo limite de taxas nas operações de crédito. Na prática, os juros para o cartão de crédito consignado caíram de 2,83% para 2,73% ao mês.
  • Essas mudanças estão alinhadas com a redução da taxa de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A queda da Taxa Selic de 13,25% para 12,75% abriu caminho para essas melhorias.

Diante de tantas mudanças, não deixe de consultar as taxas cuidadosamente antes de fechar um acordo com uma instituição financeira. O aplicativo Meu INSS pode ser um companheiro para te guiar antes de tomar qualquer decisão.

Ariel França
Sou produtor multimídia com mais de 10 anos de experiência. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública. Concentro-me em simplificar temas complexos, como finanças, gestão pública e administração, para torná-los acessíveis a todos os públicos. Acredito na importância de uma comunicação responsável e de alta qualidade em todas as mídias, mantendo-me atualizado constantemente para atender às demandas do mercado de forma competente.