Aposentados do INSS terão surpresa ao conferir os pagamentos feitos nesta semana

Nesta semana, os aposentados do INSS começam a receber os salários referentes ao mês de novembro. No entanto, os segurados terão uma surpresa ao conferir os pagamentos e notar o valor reduzido. 

Aposentados do INSS terão surpresa ao conferir os pagamentos feitos nesta semana
Aposentados do INSS terão surpresa ao conferir os pagamentos feitos nesta semana. (Imagem: FDR)

Os meses de novembro e dezembro são famosos pelo pagamento do 13º salário para os trabalhadores formais. Este, no entanto, não é o caso dos aposentados do INSS, tendo em vista que desde a pandemia da Covid-19, eles são contemplados pela antecipação do benefício. 

Em 2023, o 13º salário foi pago aos pensionistas e aposentados do INSS nos meses de maio, junho e julho. Logo, não há mais nenhum saldo do abono a ser pago em dezembro

A antecipação do 13º salário para aposentados do INSS foi uma medida emergencial adotada durante a pandemia da Covid-19, como forma de amparar este público que foi deixado de fora da folha de pagamento de outros benefícios na época. 

Devido ao sucesso da iniciativa, a antecipação foi mantida nos anos seguintes. Em 2023 não foi diferente. O calendário do 13º salário do INSS vigorou entre 25 de maio e 7 de julho. No total, foram distribuídos R$ 62,6 bilhões através do 13º salário

Aproximadamente, 30 milhões de aposentados do INSS receberam os depósitos do 13º salário. Neste link, você confere todas as informações acerca do pagamento do abono natalino em 2023. 

Regras do 13º salário para aposentados do INSS

QUANDO A 2º PARCELA DO 13º SALÁRIO DO INSS SERÁ PAGA? VEJA O CALENDÁRIO COM AS DATAS

Formato de pagamento do 13º salário para aposentados do INSS

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile