Abono salarial VOLTA a ser pago com novos valores e critérios para saque

Em pouco tempo o abono salarial voltará a ser pago aos trabalhadores com carteira assinada. O benefício que é concedido uma vez por ano atinge pelo menos 25 milhões de trabalhadores, e equivale um 14º pagamento, uma renda extra concedida aos funcionários que ganham os menores salários. 

Abolo salarial VOLTA a ser pago com novos valores e critérios para saque
Abolo salarial VOLTA a ser pago com novos valores e critérios para saque (Imagem: FDR)

A Caixa Econômica e o Banco do Brasil são os bancos responsáveis pela liberação, respectivamente, do PIS (Programa de Integração Social) e do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). O abono salarial é depositado no primeiro semestre do ano, e terá início em breve.

Quem vai receber o abono salarial em 2024?

Para ter direito ao abono salarial em 2024 é preciso ter cumprido todos os requisitos listados pelo Ministério do Trabalho no ano-base que significa o ano de referência. Desde 2020 a base tem sido o ano retrasado ao de pagamento, ou seja, para receber o PIS/PASEP em 2024 é preciso ter trabalhado em 2022.

Além de ter cumprido naquele mesmo ano as seguintes normas:

Quando será pago o abono salarial de 2024?

Baseado no mesmo calendário de 2023, o abono salarial de 2024 será pago em um prazo de 6 meses. Dando aos trabalhadores a chance de saque online até dezembro, quem não cumprir com o prazo ainda tem cinco anos para receber, mas aguardando o início de um novo calendário.

O pagamento vai acontecer da seguinte forma:

Como consultar o valor do abono salarial

A partir de janeiro do próximo ano será possível consultar o valor do abono salarial, quando o dinheiro caí e principalmente se tem direito. Basta seguir o passo a passo:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile