INSS emite COMUNICADO sobre serviços disponíveis presencialmente nas agências

Com a utilização dos serviços virtuais, o INSS emitiu um comunicado sobre serviços disponíveis presencialmente nas agências. Maior parte deles precisa ser agendada. Veja a lista atualizada divulgada pelo Instituto.

INSS emite COMUNICADO sobre serviços disponíveis presencialmente nas agências
INSS emite COMUNICADO sobre serviços disponíveis presencialmente nas agências (Imagem: FDR)

O INSS tem modernizado seu atendimento e oferecido diversos serviços virtuais, o mais recente foi a Telemedicina. No entanto, alguns continuam a ser ofertados presencialmente nas agências. Antes de procurar o atendimento presencial é indispensável saber se é necessário o agendamento.

Atendimento presencial no INSS com agendamento

  • Bloqueios/desbloqueios de benefícios para empréstimos consignados;
  • Bloqueio/ desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato
  • Alteração de local ou forma de pagamento;
  • Orientação e informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
  • Protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos;
  • Retificação de Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT);
  • Devolução de documentos;
  • Recurso especial ou incidente (alteração de acórdão);
  • Juntada de documentos em requerimento com status “Em Análise”, que tenha atingido limite de 50 MB dos anexos no Meu INSS;
  • Retirada de histórico de atendimento de chat ou Central 135;
  • Pensões vitalícias da síndrome da talidomida e do seringueiro,
  • Pensão especial das vítimas da tragédia da hemodiálise de Caruaru.

Atendimento específico (que não é possível fazer o requerimento pela internet)

  • Reativação de BPC após atualização do CADÚnico;
  • Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;
  • Consulta de consignação administrativa aplicada ao benefício;
  • Tarefas concluídas com erros nos sistemas, por exemplo, quando é utilizado há equívoco na atribuição do NIT utilizado;
  • Solicitar a Contestação de NTEP;
  • Recurso Ordinário (Inicial) e Especial ou Incidente (Alteração de Acórdão), que tenha empresa (CNPJ) como solicitante;

Os agendamentos podem ser feitos pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Atendimento sem necessidade de agendamento

  • Emissão de senha gov.br;
  • Acesso aos serviços ofertados pelo Autoatendimento Orientado;
  • Atendimento por decisão judicial.

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Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.