Com a proximidade do verão e a chegada de uma onda de calor, o uso de ar-condicionado tem disparado no Brasil. No entanto, o item aumenta de forma considerável o valor gasto com a energia elétrica. Saiba como utilizar o item sem consumir muito.
Alguns cuidados são essenciais para quem deseja se refrescar sem aumentar muito o gasto com energia. As medidas, que podem ser simples, já fazem uma diferença significativa no consumo.
Confira como economizar com o uso do ar-condicionado
- Rede elétrica: Preparar a casa para a instalação de um ar-condicionado é uma etapa essencial. Caso o aparelho seja instalado sem preparação, poderá sobrecarregar a carga elétrica, gerando um maior gasto.
- Tamanho do ambiente: O aparelho deve ser adequado ao local onde será instalado. Para tal, o consumidor deve ver a potência de BTUs do aparelho;
- Selo de economia: Outra dica é consultar o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que é instalado em todos os aparelhos elétricos vendidos no Brasil. Quanto mais perto do A, mais econômico ele será.
- Vedação do espaço: Manter as saídas de ar vedadas garante que o ar-condicionado não trabalhe em excesso para arejar o ar, o que prejudicará seu desempenho e aumentará os custos do aparelho na conta de energia elétrica;
- Timer: Alguns aparelhos possuem a opção de programar o tempo do seu funcionamento. Para quem usa o ar-condicionado no período da noite, por exemplo, é possível agendar o momento em que ele será desligado;
- Manutenção: Periodicamente, é preciso realizar a limpeza e a manutenção do equipamento. Isso evita que o aparelho de ar-condicionado deixe de funcionar de forma correta, o que é capaz de causar danos elétricos.
Saiba mais informações sobre como economizar na conta de energia neste link.