Notícias sobre o pagamento do 14º salário do INSS estão circulando pela internet há alguns dias. Projeto que cria o pagamento é de 2020 e buscava o pagamento durante a pandemia. Veja o que pode acontecer com o texto agora.
A possibilidade de receber o 14º salário do INSS anima os segurados do Instituto. No entanto, o texto não é tão atual assim. O PL 4367/2020 criaria o pagamento excepcional para os anos de 2020 e 2021, ou seja, durante a pandemia de Covid-19.
14º salário do INSS
- Em 2022 o presidente da Câmara, Arthur Lira retirou o Projeto de Lei da casa e designou uma Comissão Especial para a análise.
- Essa mudança reiniciou todo o processo de tramitação.
- Todos os pagamentos feitos pelo INSS precisam estar previstos em lei, o que pode demorar para acontecer por causa desse “reinício da tramitação”.
- Antes desse reinício, o projeto já estava em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, bastaria a aprovação no Senado e a sanção do Presidente Lula.
- Pelo texto, seriam beneficiados os segurados que recebem até dois salários mínimos
- Para aqueles que recebem acima desse valor, seria pago um salário mínimo, mais uma parcela adicional proporcional.
- A ideia era pagar um abono de até dois salários mínimos.
- De acordo com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, o 14º é de difícil execução por causa do impacto que traria ao orçamento.
- Com isso, o INSS já informou que “não há previsão para pagamentos extra a segurados no restante deste ano”.
- Lembrando que o 13º salário já foi adiantado em suas parcelas, pagas até junho desse ano, saiba mais.
Uma consulta pública feita pelo Senado Federal e divulgada na última segunda-feira, 13, apontou que 7.553,237 pessoas são a favor desse pagamento e 237 contrárias.