PIS/PASEP 2024: saiba como funcionará o calendário e critérios de saque

Pontos-chave
  • A expectativa é de que o pagamento do PIS/PASEP aconteça a partir de fevereiro;
  • É possível consultar se tem direito ao benefício;
  • A liberação vai acontecer para quem trabalhou em 2022.

As buscas por informações sobre o PIS/PASEP 2024 já começaram. É que em breve os pagamentos serão feitos e pelo menos 25 milhões de pessoas devem receber. O calendário do próximo ano deve funcionar baseado nas datas atuais, assim como os critérios para se tornar elegível ao recebimento. 

PIS/PASEP 2024: saiba como funcionará o calendário e critérios de saque
PIS/PASEP 2024: saiba como funcionará o calendário e critérios de saque (Imagem: FDR)

O abono salarial do PIS/PASEP 2024 é para muitos trabalhadores a representação de um 14º salário. Um rendimento a mais no ano para aqueles que têm salários mais baixos. O valor ainda ajuda a movimentar a economia do país, já que injeta mais dinheiro no mercado.

A liberação é feita após o Ministério do Trabalho processar os dados que são enviados pelas empresas, contendo informações sobre os cidadãos. Em seguida a Caixa Econômica e o Banco do Brasil ficam responsáveis pela transferência dos valores nas contas de cada um dos trabalhadores.

A Caixa Econômica libera o abono a quem tem direito ao PIS (Programa de Integração Social), são trabalhadores da rede privada. Enquanto o Banco do Brasil fica responsável pelo pagamento do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) aos funcionários públicos.

O dinheiro é liberado todos os anos, e a previsão é de que o PIS/PASEP 2024 utilize o mesmo cronograma de pagamentos deste ano e dê início aos depósitos a partir de fevereiro. Por isso, quem ainda tem dúvidas se vai receber o benefício no próximo ano já deve começar a buscar informações em relação a isso.

Quem vai receber o PIS/PASEP 2024?

O pagamento do PIS/PASEP 2024 será liberado para um grupo específico. Para ter direito é necessário cumprir com os critérios que envolvem tempo de serviço, limite de renda e emprego com carteira assinada.

Os requisitos são sempre os mesmos, o que muda anualmente é a data em que eles devem ter sido cumpridos. Esta data é definida por meio do ano-base que em 2023 foi 2021, e para 2024 será usado como referência o ano de 2022. Dessa forma serão beneficiados aqueles que:

  • Trabalharam por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2022;
  • Receberam no máximo dois salários mínimos por mês;
  • Estão inscritos no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Foram inclusos na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), ou eSocial enviado pela empresa.

Consulte se tem direito ao PIS/PASEP 2024

O ponto de partida para não ser impedido de receber o PIS/PASEP 2024 é ter seus dados enviados de forma correta para empresa. Por isso, caso haja qualquer tipo de erro nas informações encaminhadas via RAIS ou eSocial o funcionário precisa imediatamente entrar em contato com seu empregador.

A forma mais segura de verificar se terá acesso ao saque no próximo ano é fazendo a consulta online no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Para o pagamento do ano que vem o prazo de atualização dos dados deve ser janeiro, isso significa que a consulta ainda não está disponível. 

Quando a consulta for autorizada será possível verificar da seguinte forma:

  • Acesse o App Carteira de Trabalho Digital e faça login no Gov.br;
  • No menu escolha “Benefícios”;
  • Em seguida, selecione “Abono salarial”;
  • Filtre pelo ano-base “2022”;
  • Verifique se tem direito ao pagamento, quando ele será feito e o valor.

Calendário de pagamentos do PIS/PASEP 2024

Ainda não foi publicado o calendário de pagamentos do PIS/PASEP 2024. O cronograma deve ficar disponível apenas em meados de janeiro. A ordem de liberações é a mesma para o PIS e para o PASEP, mas a organização dos contemplados não.

Isso porque na Caixa o pagamento é feito baseado no mês de nascimento do trabalhador. Enquanto o Banco do Brasil organiza quem recebe a cada mês conforme o último número da sequência do PASEP.

Caso usem como referência o calendário deste ano, a ordem de liberação dos valores acontecerá dessa forma:

Calendário PIS

  • Nascidos em Janeiro e fevereiro: saque em fevereiro;
  • Nascidos em Março e abril: saque em março;
  • Nascidos em Maio e junho: saque em abril;
  • Nascidos em Julho e agosto: saque em maio;
  • Nascidos em Setembro e outubro: saque em junho;
  • Nascidos em Novembro e dezembro: saque em julho. 

Calendário PASEP

Nº Final da inscrição Início do pagamento
0 fevereiro
1 março
2 abril
3 abril
4 maio
5 maio
6 junho
7 junho
8 julho
9 julho

 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]