PIS/PASEP 2024: saiba como funcionará o calendário e critérios de saque

Pontos-chave
  • A expectativa é de que o pagamento do PIS/PASEP aconteça a partir de fevereiro;
  • É possível consultar se tem direito ao benefício;
  • A liberação vai acontecer para quem trabalhou em 2022.

As buscas por informações sobre o PIS/PASEP 2024 já começaram. É que em breve os pagamentos serão feitos e pelo menos 25 milhões de pessoas devem receber. O calendário do próximo ano deve funcionar baseado nas datas atuais, assim como os critérios para se tornar elegível ao recebimento. 

PIS/PASEP 2024: saiba como funcionará o calendário e critérios de saque
PIS/PASEP 2024: saiba como funcionará o calendário e critérios de saque (Imagem: FDR)

O abono salarial do PIS/PASEP 2024 é para muitos trabalhadores a representação de um 14º salário. Um rendimento a mais no ano para aqueles que têm salários mais baixos. O valor ainda ajuda a movimentar a economia do país, já que injeta mais dinheiro no mercado.

A liberação é feita após o Ministério do Trabalho processar os dados que são enviados pelas empresas, contendo informações sobre os cidadãos. Em seguida a Caixa Econômica e o Banco do Brasil ficam responsáveis pela transferência dos valores nas contas de cada um dos trabalhadores.

A Caixa Econômica libera o abono a quem tem direito ao PIS (Programa de Integração Social), são trabalhadores da rede privada. Enquanto o Banco do Brasil fica responsável pelo pagamento do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) aos funcionários públicos.

O dinheiro é liberado todos os anos, e a previsão é de que o PIS/PASEP 2024 utilize o mesmo cronograma de pagamentos deste ano e dê início aos depósitos a partir de fevereiro. Por isso, quem ainda tem dúvidas se vai receber o benefício no próximo ano já deve começar a buscar informações em relação a isso.

Quem vai receber o PIS/PASEP 2024?

O pagamento do PIS/PASEP 2024 será liberado para um grupo específico. Para ter direito é necessário cumprir com os critérios que envolvem tempo de serviço, limite de renda e emprego com carteira assinada.

Os requisitos são sempre os mesmos, o que muda anualmente é a data em que eles devem ter sido cumpridos. Esta data é definida por meio do ano-base que em 2023 foi 2021, e para 2024 será usado como referência o ano de 2022. Dessa forma serão beneficiados aqueles que:

  • Trabalharam por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2022;
  • Receberam no máximo dois salários mínimos por mês;
  • Estão inscritos no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Foram inclusos na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), ou eSocial enviado pela empresa.

Consulte se tem direito ao PIS/PASEP 2024

O ponto de partida para não ser impedido de receber o PIS/PASEP 2024 é ter seus dados enviados de forma correta para empresa. Por isso, caso haja qualquer tipo de erro nas informações encaminhadas via RAIS ou eSocial o funcionário precisa imediatamente entrar em contato com seu empregador.

A forma mais segura de verificar se terá acesso ao saque no próximo ano é fazendo a consulta online no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Para o pagamento do ano que vem o prazo de atualização dos dados deve ser janeiro, isso significa que a consulta ainda não está disponível. 

Quando a consulta for autorizada será possível verificar da seguinte forma:

  • Acesse o App Carteira de Trabalho Digital e faça login no Gov.br;
  • No menu escolha “Benefícios”;
  • Em seguida, selecione “Abono salarial”;
  • Filtre pelo ano-base “2022”;
  • Verifique se tem direito ao pagamento, quando ele será feito e o valor.

Calendário de pagamentos do PIS/PASEP 2024

Ainda não foi publicado o calendário de pagamentos do PIS/PASEP 2024. O cronograma deve ficar disponível apenas em meados de janeiro. A ordem de liberações é a mesma para o PIS e para o PASEP, mas a organização dos contemplados não.

Isso porque na Caixa o pagamento é feito baseado no mês de nascimento do trabalhador. Enquanto o Banco do Brasil organiza quem recebe a cada mês conforme o último número da sequência do PASEP.

Caso usem como referência o calendário deste ano, a ordem de liberação dos valores acontecerá dessa forma:

Calendário PIS

  • Nascidos em Janeiro e fevereiro: saque em fevereiro;
  • Nascidos em Março e abril: saque em março;
  • Nascidos em Maio e junho: saque em abril;
  • Nascidos em Julho e agosto: saque em maio;
  • Nascidos em Setembro e outubro: saque em junho;
  • Nascidos em Novembro e dezembro: saque em julho. 

Calendário PASEP

Nº Final da inscrição Início do pagamento
0 fevereiro
1 março
2 abril
3 abril
4 maio
5 maio
6 junho
7 junho
8 julho
9 julho

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com