Caixa pode cortar valor do Bolsa Família? Descubra se está na regra de proteção

Há uma série de relatos na internet de pessoas que têm sentido corte no valor do Bolsa Família. A diminuição acontece sem aviso prévio segundo alguns depoimentos, e tem chocado a população. Existe, porém, uma condição chamada de regra de proteção que limita o corte e mostra quando podem haver mudanças.

Caixa pode cortar valor do Bolsa Família? Descubra se está na regra de proteção
Caixa pode cortar valor do Bolsa Família? Descubra se está na regra de proteção (Imagem: FDR)

A partir de amanhã (17) o valor do Bolsa Família relativo ao mês de novembro deve cair na conta. Algumas pessoas, porém, podem perceber que a quantia está menor do que aquela transferida no mês anterior. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social o corte é autorizado pela lei do programa.

Quando o valor do Bolsa Família pode ser cortado?

De acordo com as informações concedidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, em junho deste ano passou a valer a regra de proteção sobre o valor do Bolsa Família. Por meio do artigo 6º da Lei 14.601/23 o texto permite que os beneficiados tenham diminuição de até 50% no valor do seu auxílio.

Esta mudança fica permitida quando:

O governo diz que esta regra foi criada com o objetivo de ajudar no processo de desenvolvimento social dos inscritos”. E caso a renda da família volte a cair, eles ganham novamente o direito de receber a quantia integral.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, 2,18 milhões de famílias estão sob a regra de proteção, recebendo o valor médio de R$ 378,91 por mês.

Como consultar o valor do Bolsa Família esse mês?

Para descobrir quanto será pago de Bolsa Família em novembro, e se caiu na regra de proteção, basta:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile