O pagamento do Bolsa Família é o principal tipo de assistência social liberada para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. Foi anunciado pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, que um grupo exclusivo receberá proteção financeira ao ser aceito neste programa.
O Bolsa Família foi criado em 2003, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocupava o cargo de presidente da República pela primeira vez. Desde então, milhões de pessoas já receberam ajuda financeira por meio deste programa. A ideia é que o governo possa bancar os gastos mínimos para sobrevivência das famílias.
Neste ano o programa passou a contar com novidades. Como, a liberação de bônus financeiros especiais a depender da composição da família. Isso significa que recebem uma parcela maior de auxílio os grupos mais numerosos e que contenham crianças, jovens ou gestantes.
Novo grupo vai receber o Bolsa Família
Foi anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento Social que o Bolsa Família também passará a ser um direito de:
- Brasileiros que foram repatriados da faixa de Gaza.
Este grupo chegou ao Brasil na noite da última segunda-feira, 13 de novembro, e poderão solicitar a inclusão no Cadastro Único para que recebam o Bolsa. Ao todo, são 32 brasileiros que estavam vivendo no meio da guerra entre Israel e o grupo terrorista do Hamas.
Os brasileiros foram alojados na Base Área de Brasília, onde foram atendidos por assistentes sociais, além de terem recebido atendimento médico e psicológico.
Governo cria atendimento exclusivo para este grupo
Para o Ministério do Desenvolvimento Social, incluir este grupo nos programas de transferência de renda será a estratégia fundamental para a reinclusão social das famílias brasileiras repatriadas de Gaza. Eles passarão a fazer parte da base de dados do Cadastro Único, e então ter acesso aos benefícios sociais.
“O Brasil tem uma experiência de recebimento em situações como essa e aqui de braços abertos nós vamos cuidar dessas pessoas que precisam muito”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.