INSS esclarece sobre o envio de documentos por e-mail; entenda

O INSS emitiu um alerta para os seus segurados sobre o envio de documentos por e-mail para o recebimento de benefícios. É necessário usar os canais oficiais e seguir algumas medidas para garantir a sua segurança.

INSS esclarece sobre o envio de documentos por e-mail; entenda
INSS esclarece sobre o envio de documentos por e-mail; entenda (Imagem: FDR)

Pensando em garantir a segurança de seus segurados, o INSS emitiu um alerta sobre o envio de documentos por e-mail. Praticamente todos os benefícios do Instituto podem ser solicitados pela internet. Em muitos deles é necessário enviar documentos que comprovem a necessidade do recebimento.

Envio de documentos por e-mail para o INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social esclarece que não recebe nenhuma documentação via e-mail. Todos os segurados devem enviar os documentos através de um dos canais disponíveis:

Meu INSS:

  • No aplicativo, através da Central de Serviços, é possível acessar mais de 100 serviços digitais, como consultas, emissão de extratos, agendamentos, entre outros.
  • Além disso, é possível enviar toda a documentação solicitada.
  • Os segundos podem contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que explica o passo a passo para todos os serviços.

Site Oficial 

  • Acesso a diversos serviços que dispensam o atendimento presencial
  • Acesso a informações sobre os benefícios concedidos pelo INSS
  • No site é possível fazer o pedido de benefícios como a pensão por morte.
  • Além da emissão do extrato de pagamento e outros serviços
  • O Instituto ainda disponibiliza um espaço com as informações oficiais e notícias mais recentes, tudo para deixar seus segurados mais informados e seguros

Telefone 135

  • Funcionamento de segunda à sábado, das 7 às 22h (horário de Brasília)
  • Na central é possível conversar diretamente com um atendente e solicitar informações, fazer solicitações e até reclamações

INSS alerta sobre golpes

  • O Instituo não liga nem envia e-mail pedidos informações pessoais ou documentos
  • Também não envia mensagens através de aplicativo, caso isso aconteça, bloqueie o contato imediatamente
  • As únicas situações em que o INSS entra em contato com os segurados são: remarcação de atendimento, concessão/negativa de benefício, comparecimento à Agência da Previdência Social (APS), e para cumprimento de exigência.
  • Mesmo nessas situações, o servidor informa os dados e não pede eles ao segurado
  • Ao sair do banco após um saque, tenha cuidado até mesmo com as ofertas de crédito que são feitas na porta das agências
  • Todos os serviços virtuais devem ser feitos pelos canais oficiais, os mesmos citados acima
  • Jamais forneça seus dados pessoais ou documentos a pessoas desconhecidas, mesmo que elas pareçam querer ajudar. Pode ser golpe
  • Por fim, o INSS não utiliza intermediários para concessão de benefícios, nem pede depósito adiantado para liberação.

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Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.