INSS autoriza benefícios exclusivos para HOMENS; confira

O INSS oferece dois benefícios previdenciários para os homens que podem ser solicitados direto da sua casa. Em um deles não é necessário ser contribuinte do instituto para ter acesso. Veja mais detalhes!

INSS autoriza benefícios exclusivos para HOMENS; confira
INSS autoriza benefícios exclusivos para HOMENS; confira(Imagem: FDR)

O Novembro Azul chegou e com ele a necessidade de conscientização sobre o câncer de próstata. Os homens em tratamento podem contar com dois benefícios do INSS, ambos podem ser pedidos pela internet. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa é a segunda maior causa de adoecimento da população masculina no país.

Se cuide, não desampare quem você ama por preconceito ou medo de fazer o exame. Procure um médico”, postou nas redes sociais o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto.

Benefícios do INSS para homens em tratamento de câncer

Os homens em tratamento podem contar com os seguintes benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social:

  • Benefício por Incapacidade Temporária(conhecido por auxílio-doença): Voltado aos trabalhadores que estão temporariamente impossibilitados de exercer seu trabalho ou suas funções habituais. É necessário ser contribuinte para ter acesso a ele.
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): Voltado às pessoas de baixa renda ou com deficiência de longo prazo, com mais de 65 anos. nesse caso, não é necessário contribuir com a Previdência Social.

No caso da aposentadoria por invalidez, ela é concedida, em geral, após o auxílio-doença, através de uma perícia médica que comprove a necessidade dela.

 

Como pedir o BPC e o auxílio doença?

  • Os dois benefícios podem ser solicitados pelo site do Meu INSS
  • Ou pelo telefone 135 (ligação gratuita)
  • É necessário ter em mãos a documentação médica que comprove o adoecimento
  • Para o BPC também é preciso apresentar o CPF e cadastro CadÚnico de todo grupo familiar.

O Meu INSS oferece diversos serviços para os segurados do Instituto, para ter acesso a um guia completo sobre a utilização dele, clique aqui.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.