A nova carteira de identidade já está em vigor em 12 estados brasileiros. O passaporte tem o objetivo de unificar o registro em todo o território nacional. Além disso, a numeração do documento deverá passar a ser única em todo país. Veja como ter acesso à atualização do Registro Geral.
O documento que deve ser formalmente chamado de Carteira Nacional de Identificação, ficará disponível tanto nas versão em papel como no digital. Vale destacar que os governos estaduais terão até 11 de janeiro de 2024 para se adaptarem e emitirem o novo RG.
Hoje, a emissão do RG é feita por estado. Isso significa que permite a criação de uma nova identidade em cada estado que o cidadão residir. O CPF, porém, já é único em todo país. Até o momento, o documento está sendo gerado nos seguintes estados:
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
Como emitir a nova carteira de identidade?
Para obter a nova versão do documento, o cidadão deverá procurar a Secretaria de Segurança do estado onde mora. O órgão é responsável pela emissão do novo RG.
No momento da solicitação, ele deverá comparecer ao local indicado com a certidão de nascimento ou de casamento, que poderá ser apresentada em formato físico ou digital. Outra opção é levar a versão antiga do RG. Veja detalhes:
Para emitir um novo RG basta
- Vá ao órgão emissor do seu Estado (como PoupaTempo ou Expresso Cidadão);
- Apresente a sua certidão de nascimento ou casamento;
- A identificação é conferida pelo Gov.BR, o que faz com que o documento seja único;
- Após isso, o órgão emissor do seu Estado informa o prazo para a retirada do documento em papel;
- Por fim, ao recebê-lo, é possível acessar sua versão digital pelo aplicativo Gov.BR.