Recentemente, o Governo Federal decidiu prorrogar o prazo para que todos os estados brasileiros passem a emitir o novo RG. No entanto, o documento já está disponível para cidadãos de 11 estados.
O novo RG foi criado com o objetivo de unificar o documento em todo o território nacional. Além disso, a numeração do documento deverá passar a ser única em todo país.
Anteriormente, o cidadão tinha a possibilidade de realizar a emissão em diferentes estados. Dessa forma, era possível que uma mesma pessoa tivesse dois RG’s e consequentemente, dois números de identificação do documento.
A partir do dia 11 de janeiro, a emissão da nova versão do RG será obrigatória em todo o país. A medida deverá garantir mais segurança e facilitar a vida do cidadão, que também contará com a possibilidade de reunir todas suas informações pessoais em um único documento.
Como emitir o novo RG?
Para obter a nova versão do documento, o cidadão deverá procurar a Secretaria de Segurança do estado onde mora. O órgão é responsável pela emissão do novo RG.
No momento da solicitação, ele deverá comparecer ao local indicado com a certidão de nascimento ou de casamento, que poderá ser apresentada em formato físico ou digital. Outra opção é levar a versão antiga do RG.
Vale lembrar que a versão estadual do documento só terá validade até o dia 28 de fevereiro de 2032. Dessa forma, é essencial que os cidadãos realizem a atualização do RG antes desse prazo.
Confira os estados onde o novo RG já está disponível:
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
Saiba mais sobre o processo de emissão do novo documento nacional neste link.