Novo RG é emitido em 11 estados; veja quais são e como tirar o documento

Recentemente, o Governo Federal decidiu prorrogar o prazo para que todos os estados brasileiros passem a emitir o novo RG. No entanto, o documento já está disponível para cidadãos de 11 estados.

Novo RG é emitido em 11 estados; veja quais são e como tirar o documento
Novo RG é emitido em 11 estados; veja quais são e como tirar o documento. (Imagem: FDR)

O novo RG foi criado com o objetivo de unificar o documento em todo o território nacional. Além disso, a numeração do documento deverá passar a ser única  em todo país.

Anteriormente, o cidadão tinha a possibilidade de realizar a emissão em diferentes estados. Dessa forma, era possível que uma mesma pessoa tivesse dois RG’s e consequentemente, dois números de identificação do documento.

A partir do dia 11 de janeiro, a emissão da nova versão do RG será obrigatória em todo o país. A medida deverá garantir mais segurança e facilitar a vida do cidadão, que também contará com a possibilidade de reunir todas suas informações pessoais em um único documento.

Como emitir o novo RG?

Para obter a nova versão do documento, o cidadão deverá procurar a Secretaria de Segurança do estado onde mora. O órgão é responsável pela emissão do novo RG.

No momento da solicitação, ele deverá comparecer ao local indicado com a certidão de nascimento ou de casamento, que poderá ser apresentada em formato físico ou digital. Outra opção é levar a versão antiga do RG.

Vale lembrar que a versão estadual do documento só terá validade até o dia 28 de fevereiro de 2032. Dessa forma, é essencial que os cidadãos realizem a atualização do RG antes desse prazo.

Confira os estados onde o novo RG já está disponível:

Saiba mais sobre o processo de emissão do novo documento nacional neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile