Os estados tinham até a última segunda-feira (6) para se adequarem ao novo RG e emitirem o documento atualizado. O governo federal, porém, definiu um novo prazo para que essa adequação aconteça. Em 12 estados a emissão do CNI (Carteira Nacional de Identificação) já está em funcionamento.
Agora, os governos estaduais terão até 11 de janeiro de 2024 para se adaptarem e emitirem o novo RG. Essa é a segunda vez que o governo prorroga o prazo de atualização. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, até o momento, 2 milhões de carteiras de identidade com o novo formato já foram emitidas.
O documento que deve ser formalmente chamado de Carteira Nacional de Identificação, ficará disponível tanto nas versão em papel como no digital. Até o momento, a emissão do documento dentro dos padrões está sendo realizada nos seguintes estados.
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
Qual valor para emitir o novo RG?
A emissão do novo RG será gratuita para dois casos específicos:
- Renovação do documento;
- Primeira via.
Será preciso pagar uma taxa que já é comum no documento atual, caso seja solicitada a 2ª via por perda, rasuras ou furto do documento.
Todos são obrigados a emitir um novo RG?
Pelo menos até 28 de fevereiro de 2032 não é obrigatório trocar o documento atual pelo novo RG. Esta mudança deve acontecer caso a validade tenha passado (10 anos), o documento tenha sido rasgado, perdido ou furtado. Ou para mudança do nome social, ou adição de sobrenome de casado.
A versão mais recente foi criada para unificar informações sobre o cidadão, e deve ser usado em todo território nacional como documento único. Além disso pode se tornar um documento de viagem porque possuirá um código padrão com essa finalidade.
Como emitir o novo RG?
Para emitir o novo RG com o formato mais moderno, contendo um QR Code que poderá ser lido e torna-lo digital, o cidadão precisa:
- Procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado, agência, unidade do Poupatempo, delegacia;
- Apresente sua certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital;
- O documento novo será emitido.