Novo RG: descubra como emitir, quais os valores e se há obrigatoriedade

Os estados tinham até a última segunda-feira (6) para se adequarem ao novo RG e emitirem o documento atualizado. O governo federal, porém, definiu um novo prazo para que essa adequação aconteça. Em 12 estados a emissão do CNI (Carteira Nacional de Identificação) já está em funcionamento.

Novo RG: descubra como emitir, quais os valores e se há obrigatoriedade
Novo RG: descubra como emitir, quais os valores e se há obrigatoriedade (Imagem: FDR)

Agora, os governos estaduais terão até 11 de janeiro de 2024 para se adaptarem e emitirem o novo RG. Essa é a segunda vez que o governo prorroga o prazo de atualização. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, até o momento, 2 milhões de carteiras de identidade com o novo formato já foram emitidas.

O documento que deve ser formalmente chamado de Carteira Nacional de Identificação, ficará disponível tanto nas versão em papel como no digital. Até o momento, a emissão do documento dentro dos padrões está sendo realizada nos seguintes estados.

Qual valor para emitir o novo RG?

A emissão do novo RG será gratuita para dois casos específicos:

Será preciso pagar uma taxa que já é comum no documento atual, caso seja solicitada a 2ª via por perda, rasuras ou furto do documento.

Todos são obrigados a emitir um novo RG?

Pelo menos até 28 de fevereiro de 2032 não é obrigatório trocar o documento atual pelo novo RG. Esta mudança deve acontecer caso a validade tenha passado (10 anos), o documento tenha sido rasgado, perdido ou furtado. Ou para mudança do nome social, ou adição de sobrenome de casado.

A versão mais recente foi criada para unificar informações sobre o cidadão, e deve ser usado em todo território nacional como documento único. Além disso pode se tornar um documento de viagem porque possuirá um código padrão com essa finalidade.

Como emitir o novo RG?

Para emitir o novo RG com o formato mais moderno, contendo um QR Code que poderá ser lido e torna-lo digital, o cidadão precisa:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile